Acampamento do MAB e do MST completa um mês em Santa Catarina

O acampamento conjunto do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Cerro Negro (SC) completou um mês de resistência na quarta-feira […]


O acampamento conjunto do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Cerro Negro (SC) completou um mês de resistência na quarta-feira dessa semana (6). O objetivo é garantir os direitos das famílias que há anos estão esperando receber um pedaço de terra para produzirem e sobreviver. Os atingidos pela barragem de Garibaldi também estão acampados, pois correm o risco de ficarem sem terra e não receberem nenhuma indenização.

MAB e MST realizam ato em Abdon Batista (SC)O acampamento reúne por volta de 300 famílias dos dois movimentos. As famílias do MAB estão organizadas em sistema rodízio, se alternando a cada 15 dias. Já as do MST, permanecem fixas no local. A fazenda pertence a Rogério César Martins de Oliveira e, mesmo não preenchendo os requisitos para desapropriação, é utilizada como ponto estratégico para articular a luta pela terra na região.

O principal objetivo do MAB é garantir os direitos das famílias atingidas pela construção da usina de Garibaldi, que podem chegar a 1000. Dessas, centenas não estão sendo consideradas atingidas pela usina, ou seja, correm o risco de ficarem sem o direito ao reassentamento ou à indenização.

Na quinta-feira da próxima semana (14), os atingidos por Garibaldi levarão essa pauta a uma audiência com representantes do consórcio Rio Canoas Energia, construtor da usina.

O canteiro de obras da hidrelétrica é localizado no município vizinho de Abdon Batista e também foi ocupado pelos movimentos no início de junho. A decisão de desocupar a usina veio após audiência realizada em Anita Garibaldi, na qual os representantes do Rio Canoas Energia se comprometeram a marcar a reunião de negociação com os atingidos.

Após desocupar o canteiro da usina, os militantes que lá estavam se juntaram à ocupação da fazenda em Cerro Negro.

Já a pauta do MST diz respeito a famílias que estão cadastradas pelo Incra faz até seis anos, mas ainda não foram assentadas. O Incra alega que o processo está parado por falta de recursos.

Se a barragem de Garibaldi for construída, ela vai atingir os municípios de Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Abdon Batista, Vargem e São José do Cerrito, alagando 1.864 hectares de terra fértil e expulsando aproximadamente mil famílias. A previsão é que a primeira turbina entre em operação no final de 2014.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro