MAB monta acampamento próximo à barragem de Barra Grande
No último dia 25, sábado, cerca de 400 agricultores e agricultoras do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) montaram um acampamento […]
Publicado 27/06/2011
No último dia 25, sábado, cerca de 400 agricultores e agricultoras do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) montaram um acampamento em uma área próxima à barragem de Barra Grande, na comunidade São Jorge, em Pinhal da Serra (RS).
A decisão foi tomada em uma assembléia realizada em Pinhal da Serra por famílias atingidas e expulsas pela construção das barragens na bacia do rio Uruguai. O objetivo do acampamento é mostrar a grave situação social e pressionar as empresas e os governos a reassentar as famílias expulsas pelas barragens da região.
Atualmente, o MAB tem mais de 2 mil famílias sem-terra cadastradas no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Estas famílias foram expulsas pela construção das barragens de Barra Grande, Machadinho, Campos Novos e Itá.