MAB participa de encontro da Plataforma Operária e Camponesa

Aconteceu nesse fim de semana (11 e 12 de junho) o 1º Encontro Estadual da Plataforma Operária e Camponesa, em Belo Horizonte. O evento, organizado pela Assembleia Popular (AP), trouxe […]

Aconteceu nesse fim de semana (11 e 12 de junho) o 1º Encontro Estadual da Plataforma Operária e Camponesa, em Belo Horizonte. O evento, organizado pela Assembleia Popular (AP), trouxe a discussão sobre a questão energética no estado de Minas Gerais e no Brasil, além dos altos preços da tarifa de gás, energia, água e transporte.

O objetivo do encontro foi fortalecer a unidade entre movimentos e entidades do campo e da cidade nas reivindicações da classe trabalhadora, construindo planos de lutas conjuntas. “Este seminário é importante para a construção da unidade dos diversos segmentos de esquerda em Minas Gerais e para a apropriação de elementos importantes para debatermos junto ao povo e fortalecermos a classe trabalhadora”, afirmou Antonio Claret Fernandes, liderança do MAB.

Além do MAB, participaram do encontro movimentos como o MST, a Marcha Mundial das Mulheres, o Movimento dos Trabalhadores Desempregados, além de sindicatos de trabalhadores dos setores elétrico, petroleiro, de água e gás, entre outros.

O evento problematizou a questão energética no estado de Minas Gerais, que é responsável por cerca de 17% da geração de energia no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. No entanto, Minas é o estado com uma das maiores tarifas de energia do país. Segundo dados do Sindicato dos Eletricitários, entre os anos de 1995 e 2006, a tarifa residencial aumentou cerca de 469% no estado. Ainda segundo o sindicato, o Estado controla apenas 23% das ações da empresas, o restante é controlado por empresas privadas, sendo sua maioria estrangeiras.

O seminário trouxe também a discussão dos altos preços de tarifas como a de gás, água e transporte. A tarifa, além de ser um saque ao bolso do trabalhador, é contraditória porque os trabalhadores são obrigados a pagar pela riqueza que eles próprios produzem.

Projeto Popular para o Brasil

No domingo, os movimentos discutiram a importância da construção de um projeto para o Brasil que seja construído pelo próprio povo, em oposição àquele imposto pelo capital. Foi ressaltada a importância da Assembléia Popular, como espaço articulador dos movimentos e entidades da esquerda na construção desse projeto.

“O projeto popular tem uma importância muito grande para o povo, para os trabalhadores, sobretudo em função do período histórico que estamos vivendo, que é um período conturbado, confuso, complexo e adverso para as forças da classe trabalhadora. A AP tem uma missão muito grande de tentar ir ao local e através desse mecanismo de base articular vários movimentos”, diz relatório da Assembléia.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro