Atingidos por Garibaldi desocupam canteiro de obras da usina

  Os integrantes do MAB e do MST que ocupavam desde segunda-feira da semana passada (6) o canteiro de obras da hidrelétrica de Garibaldi, em Abdon Batista (SC), decidiram desocupá-lo […]

 

Os integrantes do MAB e do MST que ocupavam desde segunda-feira da semana passada (6) o canteiro de obras da hidrelétrica de Garibaldi, em Abdon Batista (SC), decidiram desocupá-lo nesse domingo (12). A decisão veio após audiência realizada na sexta-feira (10) no fórum da comarca de Anita Garibaldi, na qual os representantes jurídicos do consórcio Rio Canoas Energia, responsável pela usina, se comprometeram a marcar uma reunião de negociação com os atingidos pela obra.

A desocupação não significa que a luta acabou: os militantes se juntaram a outros companheiros dos movimentos, que ergueram acampamento em uma fazenda improdutiva na cidade vizinha de Cerro Negro. A terra, reivindicada para a reforma agrária, foi ocupada também no início da semana passada, devido à lentidão do Incra em assentar mais de 1000 famílias que já foram cadastradas na região.

Quanto à usina de Garibaldi, a reivindicação do MAB é por indenização justa e reassentamento, além do cadastro de mais de 700 famílias de quatro comunidades que não estão sendo consideradas como atingidas pela construtora. O consórcio deve marcar a reunião com o Movimento dentro dos próximos 15 dias.

Se a barragem de Garibaldi for construída, ela vai atingir os municípios de Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Abdon Batista, Vargem e São José do Cerrito, alagando 1.864 hectares de terra fértil e expulsando aproximadamente mil famílias. O grupo Triunfo terá o direito de explorar a produção de energia pelo prazo de 30 anos. A previsão é que a primeira turbina entre em operação no final de 2014.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro