Após ocupação de canteiro de obras, MAB avança nas negociações em SC

Os atingidos por barragens que ocupam desde segunda-feira (06) o canteiro de obras da usina de Garibaldi, em Santa Catarina, obtiveram avanços em audiência realizada nessa sexta-feira (10) no fórum […]


Os atingidos por barragens que ocupam desde segunda-feira (06) o canteiro de obras da usina de Garibaldi, em Santa Catarina, obtiveram avanços em audiência realizada nessa sexta-feira (10) no fórum da comarca do município de Anita Garibaldi. De acordo com lideranças do MAB, a construtora Triunfo, responsável pela usina, deve abrir negociação com o Movimento nos próximos cinco dias úteis.

O MAB busca garantir os direitos das famílias atingidas pelo empreendimento, como indenização justa e reassentamento, além do cadastro de mais de 700 famílias de quatro comunidades que não estão sendo consideradas como atingidas pela empresa.

A Triunfo entrou com um pedido de reintegração de posse nessa quinta-feira. Por conta disso, o juiz da comarca de Anita Garibaldi chamou os movimentos e o Incra para a audiência ocorrida nessa sexta.

Além da audiência, também nessa sexta-feira, os integrantes do MAB e do MST que ocuparam a barragem de Garibaldi marcharam do canteiro de obras até o centro do município de Abdon Batista, onde ocorreu um ato público de apoio à luta dos movimentos. A atividade, da qual participaram cerca de 1000 pessoas, contou com a presença da deputada federal Luci Choinacki e do deputado estadual Padre Pedro, além de prefeitos e vereadores da região.

O canteiro de obras da usina hidrelétrica de Garibaldi foi ocupado por cerca de 800 atingidos e sem-terra no início da semana. Outros 600 integrantes dos dois movimentos também mantêm a ocupação de uma fazenda improdutiva na cidade vizinha de Cerro Negro e pedem que área seja destinada para a reforma agrária.

Os movimentos questionam o discurso das construtoras de barragens, de que as obras trariam progresso e desenvolvimento para a região. “A verdade é que toda riqueza gerada em nossa região não tem se revertido em ganhos e melhoria de vida ao povo, acaba sendo levada para fora da região e até fora do país, para enriquecer cada vez mais meia dúzia de grandes empresas, enquanto o povo está cada vez mais explorado”, afirma uma liderança local.

“Esse tipo de desenvolvimento não queremos. Já temos experiências e exemplos suficientes para não deixar ocorrer em Garibaldi os crimes e violações dos direitos humanos que ocorreram em outras barragens na região”, finaliza.

Se a barragem de Garibaldi for construída, ela vai atingir os municípios de Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Abdon Batista, Vargem e São José do Cerrito, alagando 1.864 hectares de terra fértil e expulsando aproximadamente mil famílias. O grupo Triunfo terá o direito de explorar a produção de energia pelo prazo de 30 anos. A previsão é que a primeira turbina entre em operação no final de 2014.

Os funcionários da construtora Triunfo apoiam a mobilização e afirmam que as condições em que trabalham são precárias e que a empresa tem tradição em quebra de contrato e desrespeito às leis trabalhistas. A obra emprega atualmente cerca de 1000 trabalhadores.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro