Sem terra voltam a acampar em frente a fazenda irregular no TO

Na madruga de 14 de maio, as famílias do MST e do MAB voltaram a acampar em frente à fazenda Dom Augusto, em Porto Nacional, no Tocantins. A fazenda, que […]

Na madruga de 14 de maio, as famílias do MST e do MAB voltaram a acampar em frente à fazenda Dom Augusto, em Porto Nacional, no Tocantins. A fazenda, que já havia sido ocupada pelos movimentos na madrugada do dia 21 de abril, está na Lista Suja do Trabalho Escravo.

Segundo uma liderança local, a desapropriação da fazenda para a reforma agrária se justifica por prática de trabalho escravo, crime ambiental e grilagem de terra.

A fazenda Dom Augusto, de propriedade de Alcides Rebeschini, foi incluída na lista em dezembro de 2006, devido à contratação de 100 lavradores para a colheita de feijão. Eles eram obrigados a enfrentar duras condições de trabalho, além de pagarem preços superfaturados por produtos alimentícios e objetos de uso pessoal vendidos no local.

O movimento destaca ainda que a fazenda tem 3.000 hectares, divididos pelo proprietário em quatro partes. Ele possui três títulos do Instituto de Terras do Estado de Tocantins (Intertins), que somam 1.200 hectares. De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), restam na propriedade 1.800 hectares de terras publicas sem documentação.

Além disso, o proprietário da fazenda já foi multado devido ao desmatamento das matas ciliares e à implementação de projetos de irrigação sem licenciamento ambiental.

“Esta área é para nós de extrema importância e não abriremos mão dela por ser uma área publica, pela pratica de trabalho escravo, pelo crime ambiental e por ser uma área grilada”, afirma Antonio Marcos Nunes Bandeira, coordenador da Via Campesina.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro