MAB realiza audiência com governador Tarso Genro (RS)
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reunirá hoje (13) com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Um dos objetivos da audiência é abrir […]
Publicado 13/04/2011
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reunirá hoje (13) com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Um dos objetivos da audiência é abrir uma interlocução direta entre o governador e o Movimento.
A audiência vai acontecer às 16 horas no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O MAB também apresentará ao governador a pauta dos atingidos por barragens da região sul.
A pauta traz medidas para minimizar a violação dos direitos humanos nas áreas de construção de barragem da região. Essas medidas foram elaboradas a partir do relatório da Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, que constatou 16 direitos humanos sistematicamente violados em construções de barragens pelo país.
O Movimento também exigirá do governador uma fiscalização permanente nas construções de barragens, garantindo o cumprimento do decreto nº 7.342. Assinado pelo então presidente Lula em outubro do ano passado, o decreto institui o cadastro socioeconômico para identificação, qualificação e registro d a população atingida por barragens.
Durante a tarde, o MAB também vai apresentar sua pauta e pedir apoio a vários parlamentares do Rio Grande do Sul. Às 13h30, o Movimento teve uma reunião com o superintendente Ministério de Desenvolvimento Agrário, Nilton Pinho de Bem.