MAB realiza audiência com governador Tarso Genro (RS)

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reunirá hoje (13) com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Um dos objetivos da audiência é abrir […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reunirá hoje (13) com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Um dos objetivos da audiência é abrir uma interlocução direta entre o governador e o Movimento.

A audiência vai acontecer às 16 horas no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O MAB também apresentará ao governador a pauta dos atingidos por barragens da região sul.

A pauta traz medidas para minimizar a violação dos direitos humanos nas áreas de construção de barragem da região. Essas medidas foram elaboradas a partir do relatório da Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, que constatou 16 direitos humanos sistematicamente violados em construções de barragens pelo país.

O Movimento também exigirá do governador uma fiscalização permanente nas construções de barragens, garantindo o cumprimento do decreto nº 7.342. Assinado pelo então presidente Lula em outubro do ano passado, o decreto institui o cadastro socioeconômico para identificação, qualificação e registro d a população atingida por barragens.

Durante a tarde, o MAB também vai apresentar sua pauta e pedir apoio a vários parlamentares do Rio Grande do Sul. Às 13h30, o Movimento teve uma reunião com o superintendente Ministério de Desenvolvimento Agrário, Nilton Pinho de Bem.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro