Repensar os princípios da vida – Entrevista com Moira Millán

Entrevista com Moira Millán, ativista mapuche presente no Encontro de Mulheres Atingidas por Barragens

Ato dos movimentos sociais em defesa do Código Florestal, contra o uso de agrotóxicos e por um novo projeto energético popular, em Brasília (DF). Foto: Leandro Silva

Uma agenda de trabalho comum e uma articulação mais efetiva entre as organizações que lutam contra os projetos de apropriação dos rios através de construção barragens. Este será o resultado do Encontro que vem se desenvolvendo em Brasília.

Foi o que afirmou Moira Millán, representante no Encontro de Mulheres Atingidas por Barragens organizado pelo MAB do Brasil, da Organização Mapuche de Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Ter mais peso nas agendas oficiais questionando o modelo de desenvolvimento, de consumo e as bases do esquema de geração e de uso de energia, são as principais metas nas diferentes instâncias de diálogo que se desenvolvem em Brasília.

“Trago a voz das mulheres de meu povo que viemos sofrendo a arremetida das transnacionais com os megaprojetos extrativistas”, disse Moira à Rádio Mundo Real. Moira destacou particularmente a luta que vêm se desenvolvendo no sul da província argentina de Chubut onde existem projetos de construção de seis barragens sobre o rio Carrelenfú, inundando 11 mil hectares de floresta.

“Não só a energia que já está sendo gerada, mas também aquela que se prevê criar, já tem um destinatário claro que são as empresas mineradoras norte-americanas que vão se instalar na zona da fronteira com o Chile para o processamento do ouro”, explica Moira.

Para a delegada mapuche, a crise planetária questiona o modelo de desenvolvimento e chama a construir uma proposta civilizatória diferente: “não só trata-se de repensar o modelo energético mas os princípios da vida e nisso os povos originários e particularmente as mulheres temos muito que contribuir”.

Você pode baixar o áudio da entrevista no endereço:http://www.radiomundoreal.fm/IMG/mp3/repensar_por.mp3

Conteúdo relacionado
| Publicado 08/04/2022 por Coletivo Nacional de Mulheres do MAB

ARTIGO | Mulheres atingidas reivindicam a aprovação da PNAB

Violações nos âmbitos do trabalho, social e familiar atingem especialmente as mulheres nos territórios afetados pelas barragens

| Publicado 30/10/2025 por Carolina Scorce / MAB

Do rio à memória: a força das mulheres na defesa do seu território e cultura

Da liderança de Berta Cáceres à luta de sua filha Bertha Zúniga por justiça, memória e reparação. A história do povo Lenca mostra como a resistência se constrói entre gerações e se renova nos contextos históricos

| Publicado 23/02/2011 por Leslie Chaves / IHU On-line, Patricia Fachin / IHU On-line

“Falta clareza nas licenças ambientais de Belo Monte” – Entrevista especial com Ubiratan Cazetta

“Enquanto o lucro e a decisão de implementar for maior do que o cuidado com o meio ambiente, com o futuro da localidade e, especialmente, com a população, com destaque para a mais pobre, não haverá espaço para se discutir um licenciamento eficaz”, alerta o Procurador da República