Repensar os princípios da vida – Entrevista com Moira Millán

Entrevista com Moira Millán, ativista mapuche presente no Encontro de Mulheres Atingidas por Barragens Fonte: Radio Mundo Real Uma agenda de trabalho comum e uma articulação mais efetiva entre as […]

Entrevista com Moira Millán, ativista mapuche presente no Encontro de Mulheres Atingidas por Barragens

Fonte: Radio Mundo Real

Uma agenda de trabalho comum e uma articulação mais efetiva entre as organizações que lutam contra os projetos de apropriação dos rios através de construção barragens. Este será o resultado do Encontro que vem se desenvolvendo em Brasília.

Foi o que afirmou Moira Millán, representante no Encontro de Mulheres Atingidas por Barragens organizado pelo MAB do Brasil, da Organização Mapuche de Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Ter mais peso nas agendas oficiais questionando o modelo de desenvolvimento, de consumo e as bases do esquema de geração e de uso de energia, são as principais metas nas diferentes instâncias de diálogo que se desenvolvem em Brasília.

“Trago a voz das mulheres de meu povo que viemos sofrendo a arremetida das transnacionais com os megaprojetos extrativistas”, disse Moira à Rádio Mundo Real. Moira destacou particularmente a luta que vêm se desenvolvendo no sul da província argentina de Chubut onde existem projetos de construção de seis barragens sobre o rio Carrelenfú, inundando 11 mil hectares de floresta.

“Não só a energia que já está sendo gerada, mas também aquela que se prevê criar, já tem um destinatário claro que são as empresas mineradoras norte-americanas que vão se instalar na zona da fronteira com o Chile para o processamento do ouro”, explica Moira.

Para a delegada mapuche, a crise planetária questiona o modelo de desenvolvimento e chama a construir uma proposta civilizatória diferente: “não só trata-se de repensar o modelo energético mas os princípios da vida e nisso os povos originários e particularmente as mulheres temos muito que contribuir”.

Você pode baixar o áudio da entrevista no endereço http://www.radiomundoreal.fm/IMG/mp3/repensar_por.mp3
Audio: MP3 – 1.2 MB

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro