Agrotóxicos e Código Florestal mobilizam Brasília

Mais de 3 mil realizaram atos em defesa do Código Florestal e do lançamento de uma campanha contra os agrotóxicos Por Maria Mello, do Brasil de Fato Cerca de três […]

Mais de 3 mil realizaram atos em defesa do Código Florestal e do lançamento de uma campanha contra os agrotóxicos

Por Maria Mello, do Brasil de Fato

Cerca de três mil manifestantes, entre integrantes de movimentos sociais e sindicais do campo e organizações ambientalistas, realizaram um dia de protestos, audiências e atividades públicas em Brasília nesta quinta (07) para protestar contra o projeto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) de alteração do Código Florestal, sustentado pelos ruralistas, e lançar a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.

Em marcha, os manifestantes partiram do pavilhão de exposições do Parque da Cidade rumo ao Congresso Nacional pela manhã. Durante o trajeto, uma comissão formada por integrantes da Via Campesina, Fetraf e entidades ambientalistas foi recebida em audiência pela ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira. Na reunião, os militantes apresentaram à ministra parte de um documento sobre o Código que esmiúça os pontos mais críticos do projeto encomendado pelos ruralistas e apresenta uma proposta de aprimoramento do texto. O documento será lançado oficialmente na próxima terça-feira (12), no Congresso Nacional.

“A manifestação de hoje é extremamente positiva, porque expressa a posição da agricultura que produz 60% do feijão deste país e outras culturas importantes para a alimentação, para a cesta básica. Foi entregue a nós a posição das entidades no debate sobre o Código Florestal, na defesa do Código e das áreas de preservação permanente – ou seja, uma política contrária a novos desmatamentos. O que foi dito aqui é que a agricultura familiar entende que pode aumentar a produção agrícola sem perdas de florestas e biomas e sem degradação ambiental. Isso vai muito na linha das nossas negociações e do nosso diálogo, é mais uma contribuição para o processo político em que o ministério está envolvido”, avaliou a ministra sobre a mobilização. 

Enquanto parte dos manifestantes dava continuidade ao ato em frente ao Congresso Nacional, outra comissão participou de audiência com o presidente da Câmara, Marco Maia, e parlamentares contrários ao projeto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) de alteração do Código Florestal.

“Construímos uma ampla articulação de camponeses na Via Campesina, junto com a Fetraf, que representa mais de mil sindicatos da agricultura familiar no Brasil, e organizações ambientalistas, para afirmar publicamente que somos contrários ao relatório do deputado Aldo Rebelo (que expressa a vontade da bancada ruralista). Somos contrários à anistia de desmatamento ilegal, à diminuição da proteção de topos de morros, beiras de rios, enfim, áreas de APP. A Reserva Legal tem de ser mantida, e somos radicalmente contra a legislação ficar a cargo dos municípios e estados. Propomos que haja um tratamento diferenciado para a agricultura familiar, porque ela tem relação de integração com o meio ambiente. Queremos desmatamento zero em todos os biomas brasileiros, a manutenção dos atuais índices de APP e Reserva Legal em todo o país e a obrigação de recuperação do passivo ambiental”,  afirmou o representante da Via Campesina na atividade, Raul Krauser, ao dar início à rodada de intervenções das mais de vinte entidades e parlamentares presentes.

“Se há agricultores familiares no Brasil que se manifestam no sentido de mudanças no Código, é pela falta de política pública para a agricultura familiar. Sem água, não tem produção; se tira a APP, os córregos ficarão assoreados. Nosso futuro depende da preservação ambiental. As propostas colocadas no relatório do Aldo e que têm apoio de algum setor da agricultura familiar são extremamente nocivas e podem significar uma massa de famílias fora do campo daqui a alguns anos”, alertou.

Ao final da audiência, o presidente da Câmara se posicionou. “Acho que o processo que estamos vivendo aqui na Câmara em relação ao Código no próximo período vai exigir a presença de vocês de forma mais permanente dentro da Câmara. Meu setor político a quem eu devo obrigação política está aqui, minha origem é esta, tenho relação muito forte com a agricultura familiar. Precisamos nos fazer mais permanente nesse debate agora. Os partidos vêm fechando questão em torno do tema, por isso eu digo que a presença de vocês no próximo período será fundamental para virarmos este jogo”. Maia afirmou, ainda, que o governo precisa cumprir seu papel no processo de construção de uma proposta que oriente os partidos que compõem a base do governo.   

Durante a tarde, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AM) também se reuniu com o grupo e garantiu que nada será votado às pressas, sem uma proposta do Palácio do Planalto aprovada na Câmara.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro