Presidenta Dilma recebe atingidas por barragens na tarde desta quinta
As mulheres que participam do Encontro Nacional de Mulheres Atingidas por Barragens serão recebidas nesta quinta-feira (07/04) pela presidenta Dilma, às 14 horas, no Palácio do Planalto. Segundo as lideranças […]
Publicado 07/04/2011
As mulheres que participam do Encontro Nacional de Mulheres Atingidas por Barragens serão recebidas nesta quinta-feira (07/04) pela presidenta Dilma, às 14 horas, no Palácio do Planalto.
Segundo as lideranças do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), este é um momento importante e histórico da luta dos atingidos. Neste ano em que comemoramos os 20 anos de organização também comemoramos o avanço da participação das mulheres no Movimento e na vida política do país. Hoje, além de fazermos a denúncia da violação dos direitos dos atingidos por barragens, pautaremos a criação de políticas específicas para as mulheres, declarou a coordenadora nacional do Movimento, Soniamara Maranho.
Durante a audiência, as mulheres entregarão à presidenta um documento com as posições do MAB sobre o atual modelo energético e com a pauta de reivindicações.
Entre os pontos de reivindicação, está a constituição de uma comissão formada por representantes do Governo Federal, das organizações sociais, do Ministério Público Federal e das universidades para debater a formulação de uma política energética popular e de uso da água.
Esta comissão também teria o papel de implementar medidas que garantam os direitos dos atingidos por barragens, tais como: a inclusão de representantes da sociedade civil no Comitê Interministerial de Cadastramento Socioeconômico e a constituição de uma comissão ligada ao sistema Eletrobrás para criar uma política que defina regras e critérios no tratamento social das populações atingidas por barragens.
Acreditamos que vivemos um momento importante da história do país, com possibilidades reais de melhoria das condições de vida dos brasileiros. Para isso, um novo modelo energético deve ser pautado, com tarifas de energia elétrica acessíveis à população mais pobre, e onde a população atingida não tenha que pagar o preço deste padrão de desenvolvimento, finalizou Soniamara.
Serviço
Encontro de mulheres atingidas por barragens com a presidenta Dilma
Hora: 14 horas
Data: 07 de abril
Local: Palácio do Planalto