Pescaria em defesa do Rio Xingu e contra Belo Monte
No dia 14 de março, Dia Internacional de Lutas contra as Barragens, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e demais movimentos da Via Campesina, em parceria com o Movimento […]
Publicado 11/03/2011
No dia 14 de março, Dia Internacional de Lutas contra as Barragens, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e demais movimentos da Via Campesina, em parceria com o Movimento Xingu Vivo Para Sempre, prelazia do Xingu e Consulta Popular, realizarão uma mobilização em defesa do Rio Xingu e contra a Usina de Belo Monte. A atividade envolverá os pescadores da região, que farão uma pescaria coletiva.
Com a pescaria, os atingidos querem denunciar os impactos dessa obra na região e conscientizar a população sobre esta grande ameaça. Ao final da atividade, os movimentos querem sensibilizar a sociedade através da distribuição do peixe às famílias pobres da cidade de Altamira, que também serão afetadas pelo projeto.
Segundo os coordenadores do MAB, a usina hidrelétrica afetará direta e indiretamente milhares de trabalhadores e trabalhadoras que dependem do rio para sobreviverem. Com este ato queremos denunciar os reais impactos desse projeto, o descumprimento das condicionantes impostas pelo Ibama e Funai e o desrespeito aos povos e sua arte cultural milenar, que tem na pesca sua principal fonte de renda, afirmou Rogério Hohn, da coordenação nacional do Movimento.
Cerca de 10 mil famílias de pescadores serão atingidas diretamente pela construção da hidrelétrica, outros setores terão suas vidas afetadas, como é o caso dos carroceiros, areeiros, carpinteiros navais, coletores de sementes, tecedores e artesões dos apetrechos de pesca , trabalhadores dos restaurantes e das geleiras entre outros.
Contatos: (94) 9136 2422