MAB participa de protesto contra Belo Monte, em Brasília

Na manhã desta terça-feira (8/2), atingidos por barragens organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participam do ato contra a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Juntamente com indígenas do […]

Na manhã desta terça-feira (8/2), atingidos por barragens organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participam do ato contra a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Juntamente com indígenas do Parque Nacional do Xingu, de Altamira e do sul do Pará, os manifestantes exigem que governo rediscuta a política energética brasileira, abrindo um espaço democrático para a participação dos movimentos sociais nos processos de tomada de decisão.

Na oportunidade será entregue para a presidente Dilma uma petição contra a barragem que conta com mais de meio milhão de assinaturas.

Seminário

Na tarde de ontem, representantes do MAB participaram do seminário “A Hidrelétrica de Belo Monte e a Questão Indígena”, organizado pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e a Fundação Darcy Ribeiro.

O seminário discutiu a magnitude dos impactos da hidrelétrica e seu questionável processo de licenciamento, que repercutem diretamente sobre os direitos e o modo de vida tanto de povos indígenas que vivem nesta região, quanto de povos tradicionais – camponeses, pescadores e extrativistas – e de outros grupos locais que dependem simbólica, social e economicamente da floresta, do rio e de seus igarapés.

Moisés da Costa Ribeiro, militante do MAB, conclamou índios e brancos a se engajarem na luta contra essa barragem que servirá unicamente para ampliar os lucros das empresas e da industria da barragem. “Mais do que nunca é necessário que unamos nossas forças para impedir este projeto”, declarou.

Em entrevista à Agência Brasil, a subprocuradora-geral da República, Deborah Duprat, criticou o processo de Licenciamento Ambiental da usina. Ela questionou a concessão da licença de instalação parcial e disse que espera que a Justiça impeça a instalação do canteiro de obras, autorizada pelo IBAMA em janeiro.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro