MAB realizou encontro para divulgar conquistas dos agricultores
Movimento dos Atingidos por Barragens realizou no dia de ontem (15), em Erechim/RS, um encontro com agricultores atingidos por barragens da bacia do Rio Uruguai. O encontro teve o objetivo […]
Publicado 16/12/2010
Movimento dos Atingidos por Barragens realizou no dia de ontem (15), em Erechim/RS, um encontro com agricultores atingidos por barragens da bacia do Rio Uruguai. O encontro teve o objetivo de avançar no debate e divulgar as conquistas que o Movimento obteve nesse ano na área de produção de alimentos saudáveis.
A atividade aconteceu com participação de mais de 200 agricultores atingidos por barragens. Participaram ainda da atividade três jovens haitianos que vieram de seu país para conhecer as experiências do MAB na região Sul, além de representantes da CONAB, NEA, Banco do Brasil, prefeitos, vereadores, secretários de agricultura, sindicatos, entidades sociais, igrejas, cooperativas da região e várias entidades parceiras do MAB.
Com apoio do governo federal o MAB conseguiu a implantação de um programa de construção de cisternas, hortas para produção de alimentos, convênios para produção de peixes, liberação de cestas básicas para famílias sem terra atingidas pelas barragens, programas na área da educação popular e construção de placas solares para aquecimento de água. Estas iniciativas fazem parte do Projeto Popular de Desenvolvimento, um plano de recuperação, preservação e desenvolvimento das comunidades, municípios e região atingida pelas hidrelétricas na bacia do Rio Uruguai.
Os agricultores saíram do encontro com boas expectativas para 2011. Queremos alimentar a população com alimentos saudáveis e não com venenos, diz a agricultora e coordenadora do MAB em Esmeralda (RS), Cleonira Soares. Essa iniciativa do Movimento tem melhorado a alimentação da região, pois ajudou a abastecer o comércio local, feiras, escolas com alimentos de boa qualidade. Além disso, ajudou a incentivar os agricultores com uma renda mensal.