MAB implantará sistema de aquecimento de água através placas de aquecimento solar

Preocupado com os impactos que a construção das barragens provoca à população e ao meio ambiente, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) defende uma matriz energética oriunda de fontes […]

Preocupado com os impactos que a construção das barragens provoca à população e ao meio ambiente, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) defende uma matriz energética oriunda de fontes de energias renováveis. Um dos objetivos a serem seguidos nesse contexto é maximizar a utilização das fontes de energia renováveis que são um grande potencial em nosso país, se destacando entre elas a energia solar.

O MAB realizou uma parceria com uma entidade alemã chamada MISEREOR para a construção de várias unidades experimentais no Brasil de aquecedores de água utilizando a energia solar. Na região da barragem de Ita são nove os municípios contemplados, entre eles está o município de Aratiba que vai montar no Hospital Comunitário.

Os sistemas a serem implementados são o aquecedor solar (AS) e o aquecedor solar de baixo custo (ASBC) que contemplarão quatro estados (SP, PR, SC e RS). A tecnologia a ser adotada sendo desenvolvido desde janeiro de 1999, pela Sociedade do Sol- SoSol, que esta sediada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da Universidade de São Paulo-USP.

Um dos objetivos do MAB será tornar esses sistemas de aquecimento de água conhecido pela população e massificar a sua implementação na região, já que o sistema reduz o consumo de energia elétrica e consequentemente diminui o valor da conta de energia elétrica dos consumidores. Para viabilizar este objetivo, paralelamente ao desenvolvimento deste projeto, o MAB está negociando com a ELETROBRAS para novos investimentos na implantação deste sistema de aquecimento de água.

O ato para a assinatura da doação do aquecedor solar entre o MAB e o hospital acontecera no dia 10 de dezembro de 2010 durante a comemoração de seu aniversário, e sua implementação iniciará a partir de janeiro de 2011.

Além de Aratiba, serão beneficiados os municípios de Barão de Cotegipe, Carlos Gomes, Charrua, Concórdia, Erechim, Ita, Marcelino Ramos e Mariano Moro.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro