MAB participa do 3° Seminário Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos

Militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de diversos estados participam desde ontem (24) do 3° Seminário Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos, que acontece em Brasília. Eles estão […]

Militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de diversos estados participam desde ontem (24) do 3° Seminário Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos, que acontece em Brasília. Eles estão trocando experiências entre as 850 pessoas que participam do evento, conhecendo a forma de organização desenvolvida por outros movimentos sociais e também associações.

O MAB tem incentivado a inserção das famílias atingidas por barragens nas políticas públicas que promovem a agricultura camponesa. “O PAA hoje é um programa do governo, aliás, um dos melhores programas para os camponeses, no sentido da comercialização na própria região. Temos que pleitear que ele se torne uma política pública do Estado brasileiro, para beneficiar cada vez mais os pobres do campo”, disse um militante do MAB que esta participando do seminário.

O presidente Lula e ministros de estado já estiveram nas atividades do evento. Lula afirmou que fez questão de participar do seminário “porque o Programa de Aquisição de Alimentos simboliza os mais importantes legados das transformações sociais e políticas que a sociedade brasileira experimentou nos últimos oito anos”. Segundo ele, o Programa de Aquisição de Alimentos conseguiu cumprir seu duplo papel: “Por um lado, ele promove e diversifica a produção alimentar no país e fortalece a organização da agricultura. Por outro, garante a soberania alimentar entre os grupos mais vulneráveis da população, como é o caso dos povos e comunidades tradicionais”.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, garantiu a continuidade dessa iniciativa, disse que o novo governo vai aplicar 2 bilhões de reais e que o PAA deixará de ser “uma política de governo para se transformar em política pública”. Essa proposta como projeto lei já tramita na Câmara dos Deputados. A ministra disse ainda que participam diretamente do Programa de Aquisição de Alimentos mais de 25 mil entidades que compram a produção alimentícia dos produtores da agricultura familiar em 2300 municípios.

Através desse Programa, tanto os agricultores organizados, como os moradores da cidade são beneficiados. Os atingidos por barragens já têm algumas experiências consolidadas no programa. O alimento produzido pelos militantes do MAB é destinado às escolas, creches e restaurantes populares, entre outros. Em todas as iniciativas o saldo é positivo: aqueles que perderam suas terras e seu modo de vida por causa da barragem agora têm um subsídio para retomar e fortalecer a produção.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 24/11/2010

Por detrás da pichação