MAB levará experiências de luta para 3º Encontro Internacional dos Atingidos
De 2 a 7 de outubro acontecerá em Temacapulín, no México, o 3º Encontro Internacional do Atingidos por Barragens. Mais de 300 atingidos por barragens, representantes de organizações civis e […]
Publicado 27/09/2010
De 2 a 7 de outubro acontecerá em Temacapulín, no México, o 3º Encontro Internacional do Atingidos por Barragens. Mais de 300 atingidos por barragens, representantes de organizações civis e de movimentos sociais de todo o mundo se reunirão para compartilhar experiências e informações, desenvolver estratégias coletivas e fortalecer o movimento internacional de luta contra as barragens.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estará presente com uma delegação que levará as experiências de luta e organização dos atingidos no Brasil. Somos um movimento de referência mundial, o primeiro encontro internacional que sediamos aqui no Brasil em 1997 foi um marco na luta internacional. Foi neste encontro que decidimos que o dia 14 de março, que era o Dia Nacional de Luta Contra as Barragens, se tornaria o Dia Internacional de Luta contra as Barragens, de lá para cá todos os anos muitos países fazem mobilizações e protestos nesta data ou em torno da semana, declarou Josivaldo de Oliveira, da coordenação do MAB.
O MAB avalia que a luta contra as barragens deve ser internacional, pois as grandes empresas do setor elétrico são as mesmas em vários continentes. É também com este intuito que estaremos participando do encontro, queremos apontar iniciativas e táticas comuns de organização para termos mais forças já que as empresas que nos expulsam de nossas terras são praticamente as mesmas em todo o mundo. Além disso, levaremos o debate sobre a atual matriz energética, suas conseqüências e propostas para um modelo energético popular, finalizou Josivaldo.
Os moradores de Temacapulín, região que acolherá o encontro internacional, estão realizando uma campanha para impedir a construção da barragem El Zapotillo. Eles receberão os participantes em seu povoado e em suas casas para este encontro. Segundo os organizadores do encontro, estão confirmados participantes da África, Europa, América Latina, América do Norte, Ásia Central y Sudeste Asiático.