Atingidos por barragens e CONAB assinam convênio para a produção de alimentos
Na tarde de ontem (1/7), em Brasília, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Ministério do Desenvolvimento Social e a CONAB assinaram um termo de parceria para a realização […]
Publicado 02/07/2010
Na tarde de ontem (1/7), em Brasília, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Ministério do Desenvolvimento Social e a CONAB assinaram um termo de parceria para a realização de cursos e encontros em todo o Brasil. Estas atividades têm como objetivo incentivar a produção de alimentos em regiões atingidas por barragens. Para isso, conta com o desenvolvimento do Programa de Aquisição de Alimentos PAA.
Um exemplo das ações do PAA é a compra desses alimentos produzidos pela agricultura camponesa e transferir para instituições, como Pastoral da Criança, creches, hospitais e escolas públicas.
Esse termo de parceria foi assinado no encerramento do curso para lideranças do MAB, promovido pela CONAB. O curso teve como objetivo principal incrementar e organizar a produção de alimentos das famílias atingidas. Entre os 45 participantes, vindos de 13 estados, estão ameaçados e atingidos pela construção das barragens, pescadores, reassentados, quilombolas e ribeirinhos.
Segundo o agricultor Hélio Mecca, tanto o curso como o termo de parceria trarão melhores condições para produzir alimentos saudáveis, com preservação o meio ambiente, e geração de renda para as famílias. “Tudo isto fortalece a resistência na terra e evita o êxodo rural das famílias”, conclui Mecca.