Atingidos por Barragens e CONAB debatem produção de alimentos
De 28/6 a 01/7, cerca de 45 lideranças do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), vindos de 13 estados, estarão participando de um curso promovido pela CONAB (Companhia Nacional de […]
Publicado 30/06/2010
De 28/6 a 01/7, cerca de 45 lideranças do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), vindos de 13 estados, estarão participando de um curso promovido pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), em Brasília. O objetivo principal é incrementar e organizar a produção de alimentos das famílias. Entre os participantes estão os ameaçados pela construção das barragem, pescadores, reassentados, quilombolas e ribeirinhos.
Na programação do curso estão previstos debates sobre o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, a compra e venda da produção da agricultura camponesa para alimentação escolar, entre outros.
No último dia, o MAB e o Ministério do Desenvolvimento Agrário/CONAB assinarão um termo de parceira que possibilitará as condições necessárias para o Movimento colaborar na execução destes programas governamentais nos respectivos estados.
Segundo o agricultor Hélio Mecca, tanto o curso como o termo de parceria trarão melhores condições para produzir alimentos saudáveis, com preservação o meio ambiente, e gerar renda para as famílias. “Tudo isto fortalece a resistência na terra e evita o êxodo rural das famílias”, conclui Mecca.