Discussões locais se encontram em Assembléia Popular

Comunicação Assembleia Popular Os estados e as grandes regiões presentes na II Assembleia Popular Nacional já vinham se organizando e se mobilizando há algum tempo, para trazerem pautas e discussões […]

Comunicação Assembleia Popular

Os estados e as grandes regiões presentes na II Assembleia Popular Nacional já vinham se organizando e se mobilizando há algum tempo, para trazerem pautas e discussões para a grande Plenária.

Um deles foi o estado de Minas Gerais. Durante todo o ano de 2009, os movimentos que fazem parte da Assembleia Popular (AP) no estado, organizaram algumas Assembleias temáticas, onde discutiram desde a questão ambiental até o projeto popular para a educação na região, além da questão da moradia.

Segundo Bernadete Monteiro, da delegação mineira, “o grupo aqui presente se preparou para esse momento em diversos espaços locais de discussão. Além das Assembleias regionais que foram organizadas, eles participaram também de seminários temáticos e, no final de abril, realizaram uma grande Plenária, de onde saiu um texto propositivo que contribuiu para o material de formação da Assembleia Popular Nacional”.

A delegação de Minas Gerais trouxe para Luziânia 96 pessoas das regiões metropolitanas do Estado, do Vale do Aço, da Zona da Mata e do norte mineiro. Esses delegados e delegadas representam movimentos sociais, pastorais sociais e organizações comunitárias do estado de Minas Gerais.

Outro estado que teve um longo processo de preparação para esse momento foi a Bahia. Diversas Assembleias locais reunindo comunidades quilombolas, pescadores, marisqueiros/as, entre outros, discutiram previamente a realidade sociopolítica atual e os impactos dos projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) sobre suas comunidades. Uma das prioridades, inclusive, deste estado, foi o processo de formação de militantes, promovendo o debate sobre o Brasil que queremos e sobre a construção de um projeto popular para o país.

Segundo Cátia Cardoso, representante da Cáritas Bahia, o estado começou seu processo de mutirão e mobilização ainda em 2008, quando teve a primeira Plenária estadual, onde 100 pessoas de 70 organizações e movimentos sociais, participaram das discussões.

Nesse momento, as organizações constituintes da Assembleia Popular na Bahia começaram a construir um plano para a participação dos militantes na Assembleia Nacional, que seria desenvolvido durante todo o ano de 2009.

Dentro dessa proposta, os principais movimentos e organizações sociais baianas realizaram, em agosto de 2009, um momento de luta contra os grandes projetos, do chamado PAC Baiano. São eles a transposição do rio São Francisco, o agronegócio, as plantações de eucalipto, entre outros. Cerca de mil pessoas participaram do ato.

O grupo produziu, ainda, uma espécie de cartilha com as denúncias dos impactos ocasionados por esses grandes projetos e as alternativas a eles que o projeto popular propõe. Ao fim de 2009, foi realizada a segunda Plenária Estadual, cujo documento final também integrou o material de formação da Assembleia Popular Nacional. Vieram da Bahia 50 pessoas para o evento em Luziânia.

Já a AP em São Paulo, segundo Fátima Sandalhel, representante da articulação no Estado, os anos de 2005 e 2006 foram intensos em debates para o enraizamento da Assembléia Popular no Estado. Em 2007, São Paulo realizou sua primeira Assembléia Popular estadual, que reuniu cerca de 750 pessoas. No mesmo ano, a articulação da AP no estado participou da organização do Plebiscito pela Reestatização da Vale.

A partir de 2008, a AP São Paulo passou não só a fazer esse trabalho de articulação na região, mas também a desenvolver um trabalho de base, de formação de militantes. Esse processo se deu, inclusive, a partir de uma avaliação da Assembléia Popular Nacional.

Dessa forma, segundo Fátima, foram criados núcleos de base em várias comunidades do estado de São Paulo, e esse trabalho de formação se estendeu por todo o ano de 2008 e 2009. “O trabalho de base é um processo contínuo, não pode ser apenas de presença pontual, mas necessita de uma continuidade para se tornar uma referência na base e manter o trabalho por mais tempo nas comunidades”, ressaltou Sandalhel.

Já no final de 2009 e início de 2010, a AP São Paulo trouxe para o coletivo tanto esse processo de formação, quanto o de articulação, para se prepararem para a Assembleia Nacional que agora se realiza. Em 2010 fizeram duas Plenárias estaduais, com cerca de 200 pessoas, militantes de mais ou menos 42 movimentos e organizações sociais.

Desse processo, 75 pessoas foram encaminhadas para esse momento em Luziânia, entre representantes de Pastorais Sociais, de movimentos sociais como MST e MAB, da Consulta Popular, do movimento estudantil, associações de moradores, entre outros.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro