II Assembléia Popular Nacional inicia um novo passo na caminhada

Lutadores do povo de todas as regiões do país estão reunidos em Luziânia (GO) para aprofundar o debate sobre um Projeto Popular para o Brasil Equipe de Comunicação da AP […]

Lutadores do povo de todas as regiões do país estão reunidos em Luziânia (GO) para aprofundar o debate sobre um Projeto Popular para o Brasil

Equipe de Comunicação da AP

Começou na manhã desta terça-feira (25/5) a II Assembléia Popular Nacional – Mutirão por um novo Brasil, cinco anos após a realização da primeira deste tipo. “Caminhamos!”, anunciou o porta-voz da recepção. E continuou: “com a coragem de Tupac Amaru e todos os povos indígenas, dos negros quilombolas e sua Umbanda, dos guerreiros de Canudos, dos operários em greve, da juventude e suas conquistas, de uma Igreja que se aliança com o povo, espalhando um Cristo libertador, caminhamos inspirados por todos os lutadores e lutadoras do povo!”

Reunidos no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), em Luziânia (GO), uma ampla diversidade de movimentos sociais do campo e da cidade novamente se encontram para avaliar a trajetória desafiadora dessa tentativa de unidade na classe trabalhadora. De 25 a 28 de maio, os movimentos oriundos de todas as regiões do país devem elencar os desafios para a consolidação de um Projeto Popular para o Brasil e aprofundar o estudo sobre os direitos a serem conquistados pelo povo (nos eixos direitos ambientais, sociais, políticos, culturais, civis e econômicos).

No horizonte, está o fortalecimento da organização em níveis nacional, regionais e locais, com a garantia de circulação de informações. A estratégia da Assembléia Popular (AP) está alicerçada no trabalho de base para aperfeiçoar seu poder organizativo e ampliar as conquistas nas lutas. Desde 2005, a AP vem dando passos para consolidação de uma soberania popular, que refletirá as reais demandas do povo. A primeira AP Nacional lançou o debate de um novo projeto a partir das diversidades, com foco nos vários biomas do país e seus povos. De lá para cá, vários episódios marcaram a trajetória coletiva: os plebiscitos contra a Alca e a Privatização da Vale e as campanhas “O preço da energia é um roubo” e contra as medidas da elite para conter os efeitos da crise econômica mundial.

A diferença entre a primeira Assembléia em 2005, com a participação massiva de mais de cinco mil militantes, e esta nova edição é que, “hoje, tivemos tempo para experimentar e questionar nosso modelo de democracia e de capilarizar essas experiências”, nas palavras de Luis Bassegio, representante da Coordenação Nacional da AP. Para ele, o Projeto Popular para o Brasil já está em construção e é uma responsabilidade histórica da classe trabalhadora.

Até o fim do evento, as delegações dos Estados debaterão a atualidade deste Projeto Popular, em referência com os eixos de aprofundamento sobre os direitos e com as realidades locais. Numa feira pedagógica, as várias experiências das Assembléias Estaduais serão compartilhadas entre os participantes, numa metodologia inovadora de intercâmbio militante e cultural. Um documento com a síntese dos debates e os encaminhamentos comuns será aprovado na plenária final.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro