Estudantes da UFV visitam acampamento de atingidos por barragens
No ultimo sábado (27) um grupo de estudantes dos cursos de Biologia e Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) visitaram o acampamento organizado pelo MAB (Movimento dos Atingidos por […]
Publicado 31/03/2010
No ultimo sábado (27) um grupo de estudantes dos cursos de Biologia e Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) visitaram o acampamento organizado pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) às margens da PCH Fumaça no distrito de Miguel Rodrigues em Diogo de Vasconcelos. A visita foi feita numa parceria entre o Centro Acadêmico de Biologia e a Assessoria de Movimentos Sociais da Universidade.
Os estudantes conheceram todas as instalações da PCH bem como os impactos ambientais causados, como a visível queda do volume de água na Cachoeira da Fumaça, que dá nome ao projeto. Em seguida, almoçaram com os acampados, que são, na maioria, diaristas e meeiros que ganharam R$ 238, 00 de indenização e esperam que o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) faça o cadastramento prometido e garanta terra a quem perdeu tudo com a barragem.
À tarde, os estudantes participaram de uma plenária geral do acampamento e visitaram o Reassentamento 29 de Outubro onde vivem 16 famílias atingidas pela mesma barragem e que conquistaram a terra pela resistência e organização.
Outras visitas estão sendo programadas ao acampamento que prossegue por tempo indeterminado. O acampamento iniciou no dia 14 de março, Dia Internacional de Luta contra as Barragens.