No Pará, atingidos por barragens organizam acampamento e protestam em frente à Eletronorte

Cerca de 300 atingidos por barragens da Amazônia participam, desde ontem (14/3) do acampamento que tem como lema “Contra a barragem de Belo Monte, em defesa da Amazônia”, na região […]

Cerca de 300 atingidos por barragens da Amazônia participam, desde ontem (14/3) do acampamento que tem como lema “Contra a barragem de Belo Monte, em defesa da Amazônia”, na região de Altamira, no Pará. O acampamento faz parte da Jornada do Dia Internacional de Luta contra as barragens, comemorado no dia 14 de março.

Nesta manhã (15), os atingidos marcharam em direção ao escritório da Eletronorte para protestar contra a construção de Belo Monte e contra o descaso do governo em relação aos atingidos pela barragem de Tucuruí. Na prática, o passivo social de Tucuruí inclui o não reassentamento de dezenas de famílias atingidas, desvio das indenizações previstas e o não reconhecimento de categorias, como os pescadores, enquanto atingidos. “Esse mesmo passivo deve acontecer com os atingidos pela Barragem de Belo Monte. Pois o interesse e o lucro das grandes empresas se sobrepõe aos direitos dos atingidos”, denunciou Moisés Ribeiro, da coordenação do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) no Pará.

Essa atividade está sendo realizada conjuntamente com várias organizações contrárias à UHE Belo Monte, principalmente o Movimento Xingú Vivo para Sempre, escolas e associações locais. Também está prevista a realização de debates e trocas de experiências entre quem já sofreu os impactos de uma obra (Tucuruí) e quem está prestes a ser impactado por uma hidrelétrica, no caso das famílias ameaçadas pela UHE de Belo Monte e as do Rio Tapajós.

Desde o início do mês, uma equipe de agitação e propaganda está nos bairros de Altamira fazendo debate com a população e discutindo a questão da barragem. “Vai ser uma semana de intensos debates e manifestações públicas. Queremos com isso, sensibilizar a sociedade local para os reais interesses por detrás dessas obras e para as mentiras que contam sobre esses projetos. Além do mais, esse acampamento tem o objetivo de reforçar a luta e a organização popular contra o projeto de Belo Monte e todas as demais barragens previstas na região, principalmente as do Rio Tapajós, Tocantins e Araguaia”, afirmou Moisés Ribeiro.

O acampamento está localizado numa praça pública, em frente à Universidade Federal do Pará, e deve permanecer durante toda a semana.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro