Em acampamento no sul, INCRA cadastra atingidos por barragens sem terra

Hoje (16/3) O Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB) montou dois acampamentos em Santa Catarina, como parte da jornada nacional do 14 de março, dia internacional de luta contra as […]

Hoje (16/3) O Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB) montou dois acampamentos em Santa Catarina, como parte da jornada nacional do 14 de março, dia internacional de luta contra as barragens. Os acampamentos vão até amanhã e acontecem nos municípios de Capão Alto, na BR 116 e em Águas do Chapecó, na comunidade do Saltinho.

Um dos principais pontos de reivindicações dos atingidos da bacia do Rio Uruguai é a questão da luta pela terra, que é o que mais tem gerado problemas na região. Cerca de 7 em cada 10 atingidos não recebem nenhum tipo de direito das empresas construtoras das barragens, quando são expulsos de suas terras. Por isso, hoje, o Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (INCRA) dos estados do RS e SC irão cadastrar todas as famílias que estão nos acampamentos e que ainda não foram reassentadas.

Para Rosana Mendes, militante do MAB, o dia 14 de Março sempre foi marcado com muitas lutas e muitas conquistas para os atingidos por barragens e, segundo ela, este ano não será diferente. “Porque acreditamos que só com o povo na rua conseguimos garantir nossos direitos, e isso foi se afirmando no decorrer de nossa história”.

Recentemente, o presidente Lula recebeu uma comissão do MAB em audiência, onde foi apresentada a pauta de reivindicação dos atingidos. Mais uma vez ele reconheceu a dívida histórica que o Estado Brasileiro tem com os atingidos e pediu ao MAB para fazer um levantamento sobre os principais problemas pendentes nas barragens já construídas.

Trancamento da BR 116

 Os dois acampamentos reuniram mais de 1600 pessoas. Hoje, pela manhã, cerca de 800 atingidos que estão acampados no município de Capão Alto trancaram a BR 116 por mais de 30 minutos para denunciar a negação dos direitos que os atingidos por barragens vêm sofrendo no último período, no processo de construções das barragens.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro