Atingidos por barragens ocupam hidrelétrica de Manso, no Mato Grosso

Cerca de 800 agricultores atingidos por barragens ocuparam, hoje (8/3), a hidrelétrica de Manso, no Mato Grosso. Eles pressionam para o cumprimento do Termo de Acordo Global, feito em 2005, […]

Cerca de 800 agricultores atingidos por barragens ocuparam, hoje (8/3), a hidrelétrica de Manso, no Mato Grosso. Eles pressionam para o cumprimento do Termo de Acordo Global, feito em 2005, e que ainda não foi cumprido pela empresa estatal Furnas.

Segundo Paulo Pereira Fernandes, atingido pela barragem de Manso, a empresa comprou somente 40% das terras de reassentamento e ainda não fez nada com elas.  Cerca de 70 famílias estão acampadas, há mais de três anos, no município de Alto Paraguai sem que recebam seus direitos básicos como terra e moradia. “Cansamos de só esperar. Enquanto Furnas não cumprir o acordo ficaremos aqui na barragem”, disse Paulo Ferandes.

A Usina Hidrelétrica de Manso está localizada nos municípios de Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia, às margens do Rio Manso, e tem capacidade de geração de 212 MW. Foram 780 famílias reconhecidas por Furnas como atingidas. Logo após a ocupação, a empresa entrou em contato com os atingidos e deu um indicativo de reunião para quinta feira.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro