Atingidas por barragens bloqueiam rodovia em Palmeira das Missões

Mais de 800 trabalhadoras do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Via Campesina e Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) trancam desde o início desta manhã (03/03) a RST 569, KM […]

Mais de 800 trabalhadoras do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Via Campesina e Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) trancam desde o início desta manhã (03/03) a RST 569, KM 5, a fim de denunciar as mais diversas formas de violência praticadas contra as mulheres. O protesto iniciou às 9horas da manhã de hoje e segue com uma caminhada até a praça da Matriz de Palmeira das Missões. Pela parte da tarde as mulheres farão um estudo sobre a Lei Maria da Penha, a partir das 14horas no salão paroquial da cidade. No final da tarde, entregarão um documento no Fórum com o objetivo de colocar em mãos do Poder Judiciário o compromisso de combater a violência contra a mulher e a criminalização dos Movimentos Sociais.

Segundo a atingida pela hidrelétrica de Machadinho e militante do MAB, Alexandra Borba, com a mobilização as manifestantes estão demarcando o Dia Internacional da Mulher. Ela também explica que hoje o atual sistema capitalista está ameaçando a sobrevivência das famílias, seja pela construção de grandes hidrelétricas que destroem o meio ambiente, expulsando os ribeirinhos de suas terras, seja cobrando a quinta mais tarifa de energia elétrica do mundo aos consumidores residenciais. “Estamos lutamos pela igualdade social e exigimos que a água e energia devam estar a serviço e sob controle dos trabalhadores e trabalhadoras”, finaliza Alexandra.

A mobilização em Palmeira das Missões faz parte da jornada de lutas do 08 de março, Dia Internacional da Mulher, além deste município, no Rio Grande do Sul as mobilizações estão acontecendo também na região metropolitana de Porto Alegre.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro