Começa o I Congresso Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores

do MPA O I Congresso Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) teve início nessa segunda-feira (12). Logo pela manhã as delegações de camponeses/as, amigos e parceiros chegaram ao Pavilhão […]

do MPA

O I Congresso Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) teve início nessa segunda-feira (12). Logo pela manhã as delegações de camponeses/as, amigos e parceiros chegaram ao Pavilhão Vera Cruz em São Bernardo do Campo, São Paulo, berço da luta operária que abrigará o evento.

O Congresso tem como tema “Plano Camponês, Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar”, consolidando a aliança do campo e da cidade que tem no Alimento Saudável o elo unificador. Espera-se receber nos próximos dias mais de 4.000 camponeses e camponesas, numa porcentagem de 50 % mulheres, 50% homens e 60% de juventude, vindos de 19 Estados onde o MPA tem base organizada, bem como, a participação dos operários e delegações internacionais.

Em preparação ao I Congresso Nacional do MPA, foram realizados atos de lançamentos estaduais, bem como, estudos e eventos culturais de mobilização, animações e motivação visualizando o congresso.

Ainda, durante o Congresso está sendo realizada a I Feira Nacional da Agricultura Camponesa, que é aberta ao público em geral, com praça de alimentação, alimentos e bebidas agroecológicos do Campesinato, bem como, artesanato e muita cultura de todas as regiões do país. Também é realizado, o I Congresso Mirim do MPA, onde as crianças do movimento terão a oportunidade de estudar, brincar, criar e aprender ainda mais sobre o movimento que fazem parte.

Programação do Congresso

O congresso segue até a sexta-feira, dia 16, comtempla na programação a Plenária de Mulheres e a Plenária da Juventude, realizadas na segunda-feira (12).

Hoje (13) será a abertura oficial do I Congresso Nacional do MPA, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líderes do governo federal, estadual e municipal, bem como, representantes das organizações sociais do campo e da cidade. Seguida da mesa de debate: Conjuntura, Luta de Classe e Aliança Operária e Camponesa.

Ainda nessa terça-feira (13), será realizada a mesa de debate “Campesinato e Plano Camponês”, seguida pela comemoração dos 10 anos de derrota da ALCA com uma Jornada Socialista e cantoria com Pedro Munhoz e Zé Pinto.

Na quarta-feira, dia 14, será trabalhado com duas mesas de debate: Mulheres, Luta e Poder Popular, e a segunda, Juventude Camponesa: Desafios e Perspectivas. A tarde haverá um Ato Político da Aliança Camponesa e Operária com a distribuição de mil cestas básicas com produtos do Campesinato. Para a noite está programado um momento cultural camponês com Antônio Gringo, Zé Mulato e Cassiano e Trio Raízes Nordestinas.

No dia 15, quinta-feira pela manhã, acontece a mesa de debates com o tema: Agroecologia, Soberania Alimentar, Terra e Território. A tarde segue com a mesa: Organicidade do MPA e a Campanha das Sementes Crioulas. Na parte da noite terá Noite Cultural Camponesa com Paulo Matricó, Pereira da Viola, Cescé Amorim e Mistura Popular.

Já na sexta-feira, dia 16, último dia do Congresso, acontece pela parte da manhã, a mesa de debate: Resoluções e Plano de Luta para os próximos períodos, seguindo com uma mística de encerramento do congresso. À tarde, o fim da atividade com a realização de um ato público em defesa da Soberania Alimentar na Avenida Paulista.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro