Movimentos populares protestam contra tarifas de transporte e energia em Erechim, no RS
Nesta quinta-feira (10), no município de Erechim (RS), movimentos sindicais, sociais e estudantis realizaram ato contra as tarifas do transporte público e da energia elétrica. Logo cedo, às 4 horas […]
Publicado 11/09/2015
Nesta quinta-feira (10), no município de Erechim (RS), movimentos sindicais, sociais e estudantis realizaram ato contra as tarifas do transporte público e da energia elétrica.
Logo cedo, às 4 horas da manhã, diversos trabalhadores e estudantes impediram que os ônibus saíssem da garagem para continuar cobrando a tarifa abusiva de R$ 2,60, apesar do pouco investimento na melhoria ou aumento de linhas e horários.
Posteriormente, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) marcharam pelas ruas da cidade denunciando os altos preços da energia. Um grande contingente de pessoas se reuniu na Praça dos Bombeiros e seguiu até o escritório da RGE, em Erechim, posicionando-se de forma contrária ao monopólio do setor elétrico e aos lucros da multinacional Tractebel SUEZ, dona da hidrelétrica de ITÁ. pois nos últimos anos enviou todo seu lucro para sua matriz na França.
Por fim, os manifestantes se juntaram aos professores e diversos trabalhadores que vêm sendo severamente atingidos pelo desmonte estatal promovido pelo governador gaúcho, José Ivo Sartori, na Praça da Bandeira.