Movimentos populares protestam contra tarifas de transporte e energia em Erechim, no RS

Nesta quinta-feira (10), no município de Erechim (RS), movimentos sindicais, sociais e estudantis realizaram ato contra as tarifas do transporte público e da energia elétrica.  Logo cedo, às 4 horas […]

Nesta quinta-feira (10), no município de Erechim (RS), movimentos sindicais, sociais e estudantis realizaram ato contra as tarifas do transporte público e da energia elétrica. 

Logo cedo, às 4 horas da manhã, diversos trabalhadores e estudantes impediram que os ônibus saíssem da garagem para continuar cobrando a tarifa abusiva de R$ 2,60, apesar do pouco investimento na melhoria ou aumento de linhas e horários.

Posteriormente, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) marcharam pelas ruas da cidade denunciando os altos preços da energia. Um grande contingente de pessoas se reuniu na Praça dos Bombeiros e seguiu até o escritório da RGE, em Erechim, posicionando-se de forma contrária ao monopólio do setor elétrico e aos lucros da multinacional Tractebel – SUEZ,  dona da hidrelétrica de ITÁ. pois nos últimos anos enviou todo seu lucro para sua matriz na França.

Por fim, os manifestantes se juntaram aos professores e diversos trabalhadores que vêm sendo severamente atingidos pelo desmonte estatal promovido pelo governador gaúcho, José Ivo Sartori, na Praça da Bandeira.