Sementes crioulas são entregues gratuitamente no interior do Rio Grande do Sul

Ação do Movimento dos Pequenos Agricultores faz parte do debate sobre os efeitos negativos da utilização de transgênicos e da busca da agroecologia  Por Brasil de Fato Pequenos agricultores da […]

Ação do Movimento dos Pequenos Agricultores faz parte do debate sobre os efeitos negativos da utilização de transgênicos e da busca da agroecologia


 Por Brasil de Fato

Pequenos agricultores da região noroeste do Rio Grande do Sul estão recebendo gratuitamente sementes crioulas de Milho Mato-Grosso e Feijáo-Capixaba nessa semana. A iniciativa é uma realização do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), por meio da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos) em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). 

Cada agricultor beneficiário tem direito a 20 kg de milho e 10 kg de feijão crioulos. Para participar, os agricultores devem estar previamente listados, contatados pelo MPA ou terem seus nomes divulgados nas rádios locais que estão sendo beneficiados.

A ação faz parte do debate sobre a utilização dos transgênicos e seus efeitos negativos na saúde humana, além da busca de um modelo alternativo de agricultura, a agroecológica, que trabalha de maneira equilibrada com o meio ambiente e o ser humano.

Segundo Debora Varoli, integrante da coordenação estadual do MPA, o momento é oportuno, já que é uma “ação massiva de enfrentamento aos transgênicos e aos agrotóxicos e evidencia como os camponeses da região estão resistindo ao agronegócio por meio da consolidação da agroecologia”.

Para Antônio Joceli Nunes, beneficiário da ação e camponês que participou da fundação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a doação de sementes é mais um passo para que as sementes sejam multiplicadas e doadas para outras pessoas. “Enquanto eu estiver vivo, eu ainda vou defender o trabalho de conscientização da nossa sociedade, do pequeno agricultor”, enfatiza.