Aumento de 15,32% nas contas de luz afetará 4,3 milhões de pessoas no Paraná

A partir de hoje (24 de junho), entra em vigor um aumento de 15,32% nas contas de luz das unidades consumidoras da COPEL (Companhia Paranaense de Energia), comandada pelo governo […]

A partir de hoje (24 de junho), entra em vigor um aumento de 15,32% nas contas de luz das unidades consumidoras da COPEL (Companhia Paranaense de Energia), comandada pelo governo do estado. Ao todo, 4,3 milhões de consumidores serão afetados.

O aumento foi aprovado pela ANEEL (Agência Nacional de energia Elétrica) na última terça-feira, dia 16. Para os consumidores residenciais, o aumento médio será de 15,09%, para a indústria o reajuste será de 15,61%.

Os consumidores da COCEL também sofrerão com um aumento de 19,86%, cerca de 47 mil unidades consumidoras serão afetadas. Para as residências, reajuste de 19,04%, para a indústria, 20,56%.  

No início deste ano, a ANEEL, por meio de uma “revisão extraordinária”, justificada pelas “despesas” ocorridas no setor elétrico, já havia anunciado um aumento de 38,9% nas tarifas da COPEL (e 34,6% para a COCEL). 

Lucro da COPEL

Este ano, a companhia, gerenciada pelo governo do estado do Paraná, registrou no quarto trimestre, um lucro estimado de R$271 milhões, um aumento de 52% no faturamento. A receita líquida chegou aos R$4,46 bilhões, um aumento de 82,6%. O aumento se deve em grande parte aos altos índices de reajustes tarifários ocorridos nos últimos períodos.

O MAB, mais uma vez denuncia:

O preço da luz é um roubo!