Mulheres do Tapajós discutem violações de direitos

Acontece no próximo sábado (7 de março) o Seminário “As violações dos direitos das mulheres no processo de construção de barragens no Tapajós”, em Itaituba. A atividade deve reunir 120 […]

Acontece no próximo sábado (7 de março) o Seminário “As violações dos direitos das mulheres no processo de construção de barragens no Tapajós”, em Itaituba. A atividade deve reunir 120 mulheres ribeirinhas, indígenas, agricultoras e trabalhadoras urbanas.

Na atividade vai acontecer o lançamento do Projeto “Direitos das Mulheres Atingidas por Barragens”, uma parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a entidade de cooperação Christian Aid, com apoio da União Européia. O objetivo de fortalecer a organização das mulheres na defesa de seus direitos no contexto de ameaça de construção das barragens do Complexo Tapajós e outras grandes obras, como portos para escoamento de grãos.

“Nosso objetivo é articular as diversas organizações das mulheres do Tapajós para refletir sobre os problemas que nos afetam e construir uma pauta de reivindicações conjunta”, afirma Raione Lima, coordenadora do MAB na região.

O seminário ocorrerá na Barraca de Eventos Culturais (Orla da cidade), das 8:30 às 17:00. A programação da atividade é composta de painéis temáticos como políticas públicas, violência contra as mulheres e impacto dos grandes projetos e encerrará com uma caminhada pelas ruas de Itaituba (veja abaixo programação).

A atividade é organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Grupo de Apoio à Mulher Itaitubense (GAMI), Colegiado da BR 163 (Codeter), ROTARY Clube de Itaituba, Associação dos Filhos de Itaituba (Asfita) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itaituba.

Programação

?             Tema 1 – Impactos dos grandes projetos na vida da Mulher da Região do Tapajós;

?             Tema 2 – Políticas Públicas para as Mulheres do Campo e da Cidade;

?             Tema 3 – Violência contra a Mulher;

?             Tema 4 – Debate sobre a construção das pautas das mulheres.

?             Lançamento do Projeto: Direitos das Mulheres Atingidas por Barragens;

?             Caminhada pela vida e pelo fim da violência contra as Mulheres;

?             Encerramento: Lanche, Bingo e Sorteio de Brindes.

Data: 07 de março de  2015

Concentração: Barraca de Eventos Culturais (Orla da cidade)

Horário: 8:30 às 17:00

Mais informações: (93) 99205 -9765 – [email protected]

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro