Mulheres do Tapajós discutem violações de direitos
Acontece no próximo sábado (7 de março) o Seminário As violações dos direitos das mulheres no processo de construção de barragens no Tapajós, em Itaituba. A atividade deve reunir 120 […]
Publicado 03/03/2015
Acontece no próximo sábado (7 de março) o Seminário As violações dos direitos das mulheres no processo de construção de barragens no Tapajós, em Itaituba. A atividade deve reunir 120 mulheres ribeirinhas, indígenas, agricultoras e trabalhadoras urbanas.
Na atividade vai acontecer o lançamento do Projeto Direitos das Mulheres Atingidas por Barragens, uma parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a entidade de cooperação Christian Aid, com apoio da União Européia. O objetivo de fortalecer a organização das mulheres na defesa de seus direitos no contexto de ameaça de construção das barragens do Complexo Tapajós e outras grandes obras, como portos para escoamento de grãos.
Nosso objetivo é articular as diversas organizações das mulheres do Tapajós para refletir sobre os problemas que nos afetam e construir uma pauta de reivindicações conjunta, afirma Raione Lima, coordenadora do MAB na região.
O seminário ocorrerá na Barraca de Eventos Culturais (Orla da cidade), das 8:30 às 17:00. A programação da atividade é composta de painéis temáticos como políticas públicas, violência contra as mulheres e impacto dos grandes projetos e encerrará com uma caminhada pelas ruas de Itaituba (veja abaixo programação).
A atividade é organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Grupo de Apoio à Mulher Itaitubense (GAMI), Colegiado da BR 163 (Codeter), ROTARY Clube de Itaituba, Associação dos Filhos de Itaituba (Asfita) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itaituba.
Programação
? Tema 1 – Impactos dos grandes projetos na vida da Mulher da Região do Tapajós;
? Tema 2 Políticas Públicas para as Mulheres do Campo e da Cidade;
? Tema 3 Violência contra a Mulher;
? Tema 4 Debate sobre a construção das pautas das mulheres.
? Lançamento do Projeto: Direitos das Mulheres Atingidas por Barragens;
? Caminhada pela vida e pelo fim da violência contra as Mulheres;
? Encerramento: Lanche, Bingo e Sorteio de Brindes.
Data: 07 de março de 2015
Concentração: Barraca de Eventos Culturais (Orla da cidade)
Horário: 8:30 às 17:00
Mais informações: (93) 99205 -9765 [email protected]