Brasil recebe 14° Acampamento da juventude latino-americana

Da Página do MST Foto: Mídia Ninja Entre os dias 20 a 23 de novembro, cerca de 2 mil jovens de todo o continente americano estarão em Palmeira das Missões […]

Da Página do MST

Foto: Mídia Ninja

Entre os dias 20 a 23 de novembro, cerca de 2 mil jovens de todo o continente americano estarão em Palmeira das Missões (RS), um território de grandes lutas indígenas e camponesas, participando do 14° Acampamento latino-americano da Juventude. 

Organizado pela Coordenação Latinoamericana das Organizações do Campo (Cloc) e Via Campesina, o acampamento será um espaço importante para construção de intercâmbios e para aprofundar a formação sóciopolítica da juventude em uma perspectiva de construção de análises, debates e lutas conjuntas com a juventude urbana. .

Para Raul Amorim, da coordenação do coletivo de juventude do MST, “o acampamento será um espaço de protagonismo da juventude camponesa na luta contra a ofensiva do capital sobre os recursos naturais na América Latina, que expulsam a população camponesa e os povos de suas terras e territórios. Além de colocar o desafio da construção de agendas de lutas comuns para a construção de um projeto popular para o continente”,afirma.

O acampamento faz parte do processo de articulação da juventude do campo e da cidade latinoamericana que há treze anos vinha sendo realizado na Argentina. Esta é a primeira vez que o evento será sediado em outro país. 

É um acampamento de jovens latinoamericanos da Argentina, Bolívia, Brasil, Nicarágua, Guatemala, Venezuela, Cuba, Paraguai, além de delegações dos Estados Unidos, Ásia e África do Sul. 

Segundo Marcelo Leal, do coletivo nacional de juventude do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o acampamento já faz parte da agenda de formação e de lutas da América Latina, e neste ano pretende fortalecer a unidade entre os movimentos sociais do continente e a organização da juventude.

“O acampamento foi fundamental para fortalecer a unidade de nossa luta, ele envolve a juventude ativa de nossas organizações e mostra cada vez mais que é a partir da unidade de nossa classe que podemos avançar. Realizar o acampamento aqui no Brasil é importante, principalmente porque a região de Palmeira é um local histórico de luta e resistência”, ressalta.

A metodologia do evento envolverá momentos de plenária, rodas de conversa e oficinas, que constituem um importante espaço de diálogo, socialização e integração da juventude que se organiza e luta pela transformação da sociedade.

A cubana Aleida Guevara estará presente durante o Acampamento. Segunda ela, a juventude é o motor das mudanças sociais, “é quem vai impulsionar, animar e construir com criatividade e capacidade de mudança uma sociedade justa”. Também estarão presentes Igor Fuser, Erminía Maricato, João Pedro Stedille e  Eliane de Moura Martins. 

“Para nós juventude será um momento de muita mística e animação, é um espaço de onde reafirmamos nossas convicções na luta  do campo e da cidade, é onde somaremos forças para massificar nosso projeto popular na América”, relata Marcelo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro