Seminário discute água como um direito em Marabá

Aconteceu nessa quinta-feira (16 de outubro) o seminário “Defender a Água e o Saneamento como Direitos Humanos Fundamentais”, em Marabá (PA). A atividade foi organizada pelo MAB com a participação de professores […]

Aconteceu nessa quinta-feira (16 de outubro) o seminário “Defender a Água e o Saneamento como Direitos Humanos Fundamentais”, em Marabá (PA). A atividade foi organizada pelo MAB com a participação de professores da Bahia, São Paulo e Brasília. Participaram da atividade 130 pessoas. 

Como resultado do seminário, foi constituido um Fórum Popular em defesa da Água Pública, que reune mais de 20 organizações, incluindo o MAB, Sindicato dos Urbanitários, setores da Igreja, assoiações de bairros, Levante popular da Juventude, Movimento dos Atingidos por Mineração,  MST, entre outras.

Os movimentos sociais estão denunciando a tentativa da prefeitura de Marabá de privatizar o serviço de água. A Odebrech tem interesse na concessão da água e do saneamento, nesses e em outros municípios do estado do Pará, o que lhe garantiria a concessão por 35 anos. A empresa já tem a concessão em 52 municípios no estado do TO e 5 no estado do PA.

Veja programação da atividade no folder em anexo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro