Organizações sociais e sindicais debatem modelo energético no Rio de Janeiro

Nesta terça-feira (9) começa no Rio de Janeiro o último da série de seminários regionais sobre energia organizados pela Plataforma Operária e Camponesa para a Energia. As cidades de Florianópolis, […]

Nesta terça-feira (9) começa no Rio de Janeiro o último da série de seminários regionais sobre energia organizados pela Plataforma Operária e Camponesa para a Energia. As cidades de Florianópolis, Recife e Belém já receberam os debates sobre o atual modelo e as alternativas para a criação do projeto energético popular para o Brasil.

Os eventos deram sequência ao Seminário Nacional da Energia, ocorrido em maio deste ano, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, mais de 100 lideranças de trabalhadores ligados ao setor energético firmaram uma aliança para a construção de amplas discussões sobre a energia, através de seminários em quatro regiões brasileiras.

No Rio de Janeiro, entre outros temas estão pautados a geopolítica da energia e a atualidade e perspectivas da indústria energética no Brasil. Entre os palestrantes estão Guilherme Estrela e Igor Fuser, professor da UFABC, além de lideranças de movimentos sociais e sindicais. 

Além do petróleo, as tarifas de energia elétrica e a situação das populações atingidas por barragens também serão temas abordados nas mesas.

Após a sistematização dos debates, previsto para acontecer em uma plenária nacional a ser realizada em Brasília ainda em setembro, as organizações apresentarão aos candidatos à Presidência da República e cobrarão um posicionamento sobre as propostas da Plataforma.

Histórico

A Plataforma Operária e Camponesa para a Energia foi criada em 2010, a partir da articulação entre trabalhadores eletricitários, petroleiros, engenheiros, atingidos por barragens e agricultores, com a proposta de criar um espaço de diálogo e articulação das lutas para se avançar em um projeto popular para a energia no Brasil.

 Serviço:

Seminário da Energia – 09 e 10 de setembro

Local: Cenam – Rua Alm. Alexandrino, 2023 – Santa Teresa

Rio de Janeiro – RJ

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro