1 º Encontro Regional de Mulheres atingidas pela Barragem de Berizal

Neste último fim de semana (10)  cerca de 60 mulheres atingidas pela Barragem de Berizal, participaram do 1º Encontro de Mulheres Atingidas na região, na cidade de Berizal. O encontro foi […]

Neste último fim de semana (10)  cerca de 60 mulheres atingidas pela Barragem de Berizal, participaram do 1º Encontro de Mulheres Atingidas na região, na cidade de Berizal. O encontro foi realizado na Comunidade Muzel com o objetivo de desenvolver um  processo de formação com as mulheres atingidas e fortalecer a organização no movimento.

Dentre as atividades do encontro foi construído o relógio do tempo, onde discutimos a relação do trabalho doméstico,  seus valores e reconhecimento, momento no qual as participantes expuseram também o que gostam e o que não gostam de fazer.Houve também um debate sobre a violação de  direito das mulheres atingidas por barragens. Ao verem o vídeo das atingidas em luta, companheiras se emocionaram e desabafaram ao se imaginarem nesta situação.

Sabe-se que pelo menos 16 direitos são violados em construções de barragens e que as mulheres são as principais atingidas.

Foi discutido a importância da participação das mulheres nos grupos de base, na lutas e em outros espaços ,como disse uma das companheira : “Já somos lutadoras ,precisamos melhorar e continuar na luta”.
Além de formação e  conhecimento ocorreu pela primeira vez a ciranda onde nossas crianças atingidas nos surpreenderam, preparando a mística final com música, poesia, cartaz e  lembrancinhas para as mulheres.

 Confira o vídeo sobre a Ciranda do MAB: 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro