MAB realiza formação com coordenadores de grupos de base no RS
Nos dias 03 e 04 de julho, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou um encontro de formação com coordenadores e coordenadoras dos grupos de base dos municípios de […]
Publicado 10/07/2014
Nos dias 03 e 04 de julho, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou um encontro de formação com coordenadores e coordenadoras dos grupos de base dos municípios de Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria, Lagoa Vermelha, Sananduva e Machadinho, no Rio Grande do Sul. O objetivo da atividade é fortalecer a organização dos grupos de base, que são o alicerce do Movimento.
Vários temas foram discutidos com as 40 coordenadoras e coordenadores dos grupos de base, com destaque a importância da produção de alimentos saudáveis nas áreas de reassentamentos e comunidades. Neste momento de implantação do Plano Camponês foi colocado como prioridade a recuperação do solo das famílias através do uso de técnicas agroecológicas como pó de rocha, adubo orgânico e adubação verde. Estiveram em pauta também temas como a luta pela Terra e a luta contra os aumentos no preço da luz elétrica.
Estiveram presentes contribuindo no debate o dirigente e engenheiro agrônomo Marcelo Leal, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), o coordenador regional Luiz Carlos Scapinelli, as engenheiras agrônomas Emanuelle Magiero e Agda Regina Yatsuda Ikuta. Importante salientar que o encontro faz parte de um projeto de parceira entre a ADEVINVARU/MAB/SDR.
Como encaminhamento foi programado a realização de um dia de campo com objetivo de conhecer na prática algumas técnicas agroecológicas, bem como a definição de se fazer um roteiro de reuniões nas comunidades que buscará atingir 600 famílias participantes do Plano Camponês.
Reforma Política
Na quinta feira à noite, com a participação do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) de Caxias do Sul, do Levante da Juventude, de representantes das associações de bairros e de partidos políticos, foi realizado um amplo debate sobre a importância e envolvimento da região serrana no Plebiscito Popular por uma constituinte exclusiva e soberana para mudar o sistema político brasileiro.