Mulheres realizam encontro em Marabá, no PA

Nos dias 14 e 15 de junho foi realizado na cidade de Marabá, no Pará, o encontro de mulheres ameaçadas pela Hidrelétrica de Marabá. Participaram 25 mulheres de 5 municípios […]

Nos dias 14 e 15 de junho foi realizado na cidade de Marabá, no Pará, o encontro de mulheres ameaçadas pela Hidrelétrica de Marabá.

Participaram 25 mulheres de 5 municípios da região sendo eles,  São João do Araguaia, Marabá, Bom Jesus do Tocantins e Palestina do  Pará  no estado do Pará  e  São Pedro de Água Branca Estado do Maranhão.

 No encontro foi discutido a importância da organização das mulheres no fortalecimento do movimento, além do aprofundamento nas relações de gênero em nossa sociedade.  Também foi apontado a necessidade de expressar a problemática que cada município vem passando com a ameaça do projeto de Barragem através da técnica das Arpilleras.

Essa é uma técnica antiga que surgiu a partir de uma tradição popular de Isla Negra, no Chile, onde grupos de mulheres se reuniam para produzir peças de bordados como forma de subsistência.

Durante a ditadura, diversos grupos de mulheres se apropriaram das arpilleras e transformaram uma atividade tipicamente familiar em uma arma de comunicação contra a repressão comandada por Augusto Pinochet.

As mulheres saem fortalecidas do encontro apontando que  “Sem feminismo não há Socialismo”.

O próximo encontro está marcado para o mês de agosto.