Contas de luz vão aumentar para 1,4 milhão de gaúchos

Aneel anunciou terça-feira (16) um aumento de 23,08 % nas contas de luz dos consumidores atendidos pela RGE ; Valor do aumento é maior do que solicitado pela própria empresa. […]

Aneel anunciou terça-feira (16) um aumento de 23,08 % nas contas de luz dos consumidores atendidos pela RGE ; Valor do aumento é maior do que solicitado pela própria empresa.

A agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta última terça-feira (16) um aumento de 23,08 % nas contas de energia elétrica dos consumidores atendidos pela empresa Rio Grande Energia (RGE). 

A RGE solicitou a Aneel no início do mês um reajuste de 20,33% nas tarifas de energia elétrica. O aumento autorizado pela Aneel foi maior do que o solicitado pela própria empresa.

A RGE atende 262 municípios, o que representa 54% do total de municípios do estado do Rio Grande do Sul.

Desde 2006, a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro. A CPFL  Energia ao longo de todo o ano passado lucrou  R$ 950 milhões. Ao final do primeiro trimestre de 2014, a empresa já registrou um lucro líquido de R$ 174 milhões.

Anualmente todas as 64 distribuidoras de energia elétrica solicitam um reajuste nas tarifas à Aneel. Em abril deste ano já havia sido concedido aumento de 29,99% para os consumidores gaúchos da AES Sul.

O aumento entra em vigor a partir desta quinta-feira (19) para os 1,4 milhão de consumidores.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro