Comissão de DH da Assembleia Legislativa do Paraná se reúne com Atingidos por Baixo Iguaçu
Nesta sexta-feira (23), a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná realizou um encontro na comunidade de Marechal Lot, no município de Capanema (PR), para discutir às denúncias […]
Publicado 23/05/2014
Nesta sexta-feira (23), a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná realizou um encontro na comunidade de Marechal Lot, no município de Capanema (PR), para discutir às denúncias de violação de direitos dos atingidos pela Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu.
Baixo Iguaçu está na fase de construção sobre o rio Iguaçu, o maior da região sudoeste do Paraná. Segundo o primeiro cadastro do Plano Básico Ambiental (PBA) seriam 360 famílias atingidas pela barragem. Entretanto, segundo levantamento do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o número pode ultrapassar mais de 3 mil famílias.
O grupo responsável pela obra, denominado Geração Céu Azul – formado pela Companhia Paraense de Energia (Copel) e pela Neoenergia oferece uma quantia muito abaixo do valor de mercado pelas indenizações das terras e ainda não apresentou as áreas para os reassentamentos.
Além de atingidos estiveram presentes deputados estaduais, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os bispos de Francisco Beltrão e Cascavel.