Atingidos entregam carta aos eletricitários em Recife
Atingidos entregam carta na estatal CELPE e no porto de SUAPE pedindo apoio dos trabalhadores. Nesta tarde, o MAB se reúne com diretores da CHESF Atingidos por barragens, acampados na […]
Publicado 28/03/2014
Atingidos entregam carta na estatal CELPE e no porto de SUAPE pedindo apoio dos trabalhadores. Nesta tarde, o MAB se reúne com diretores da CHESF
Atingidos por barragens, acampados na sede da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), realizaram hoje (28) pela manhã uma panfletagem na Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e na refinaria Abreu e Lima, localizada no porto do SUAPE de Pernambuco.
Foi entregue aos trabalhadores do setor energético a II Carta dos Atingidos por Barragens aos Trabalhadores do Setor Energético e um panfleto que denuncia o golpe no sistema elétrico que ameaça aumentar o preço nas contas de luz.
Nesta tarde, acontece uma audiência com a presença dos diretores da CHESF e com representantes da Secretaria Geral da Presidência da Republica para tratar das pautas dos atingidos.
O MAB exige a instauração imediata da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens, a criação do Fundo Social com recursos de royalties para pagamento da dívida do Estado brasileiro com as famílias atingidas e apoio do governo federal e empresas de estatais de energia garantam apoio financeiro para as regiões atingidas por barragens. Além disso, o golpe das empresas de energia no setor elétrico, que pode significar futuros aumentos nas tarifas de energia elétrica.
Os atingidos também cobraram que a CHESF cumpra o acordo feito entre a estatal e o MAB, na Jornada de Lutas do dia 14 de março de 2012. Entre as pautas, estavam a transferências de terras para famílias atingidas, eletrificação para comunidades atingidas através do programa Luz Para Todos, abastecimento de água, garantia de estradas para os reassentamentos e incentivo à produção de alimentos.