Inicia acampamento nacional contra o leilão do pré-sal em Brasília

Foto: Caroline Cavassa Nesta quinta-feira (3), dia em que a Petrobrás completa 60 anos, petroleiros e militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entre outras organziações iniciaram um acampamento em Brasília em […]

Foto: Caroline Cavassa

Nesta quinta-feira (3), dia em que a Petrobrás completa 60 anos, petroleiros e militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entre outras organziações iniciaram um acampamento em Brasília em defesa da soberania energética e contra a privatização do pré-sal do campo de Libra, a maior descoberta de petróleo dos últimos anos, que o governo federal pretende leiloar no próximo dia 21.

Também neste dia 3, nas bases operacionais e administrativas da Petrobrás e suas subsidiárias, os trabalhadores fizeram uma greve de 24 horas, com mobilizações e atos públicos em diversos estados do país contra a entrega de Libra, que significará a privatização de parte importante do petróleo brasileiro, cerca de 12 bilhões de barris de óleo de qualidade comprovada.

Se for entregue às multinacionais, representará um dos maiores crimes de lesa pátria do país. Os petroleiros e os atingidos por barragens exigem que o campo de Libra fique integralmente sob o controle da Petrobrás para que gere empregos e investimentos no Brasil.

Organizações pedem que Dilma suspenda leilão

No último dia (20) foi protocolada, no Palácio do Planalto, uma carta à presidenta Dilma assinada por mais de 80 organizações nacionais. Na carta, elas pediram a suspensão do leilão das reservas do pré-sal, pois afirmam que “a entrega para essas empresas fere o princípio da soberania popular e nacional sobre a nossa mais importante riqueza natural que é o petróleo”.

Ainda na carta, as organizações denunciaram a espionagem dos Estados Unidos, com o claro interesse de posicionar as empresas estadunidenses em melhores condições para abocanhar as reservas do pré-sal.

O acampamento permanecerá na Esplanada dos Ministérios até o próximo dia 21, data prevista para o leilão.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro