MAB participa de mobilizações no Vale do Ribeira

Na tarde deste sábado (22), mais de 3 mil pessoas, moradoras do Vale do Ribeira, se reuniram para protestar na cidade de Registro, no sul de São Paulo. Os manifestantes […]

Na tarde deste sábado (22), mais de 3 mil pessoas, moradoras do Vale do Ribeira, se reuniram para protestar na cidade de Registro, no sul de São Paulo. Os manifestantes se encontraram na praça Beira Rio, no centro, e caminharam por ruas da cidade, reivindicando melhorias no transporte público e educação, posicionando-se também contra a construção das barragens previstas para o rio Ribeira de Iguape.

Durante as manifestações, as pessoas protestaram em frente a prefeitura do município e trancaram por uma hora a rodovia Regis Bittencourt para sensibilizar os motoristas sobre as reivindicações. A Regis Bittencourt é uma das principais ligações entre as regiões sul e sudeste do país.  

Segundo Louise Lobler, a mobilização popular que toma conta do Brasil ecoou também no Vale do Ribeira e pautas históricas das organizações de esquerda, tais como a saúde, educação e transporte, agora com rosto principalmente dos jovens, foram marcantes. “As pautas próprias do Vale do Ribeira também foram levantadas mais uma vez. O MAB vem atuando na região na organização das comunidades atingidas por barragens e nesta mobilização as famílias vieram das cidades ameaçadas com faixas e bandeiras fazendo suas reivindicações. Continuaremos mobilizados e faremos novas mobilizações por aqui”, afirmou a coordenadora do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro