MAB reúne atingidos por barragens em 25 comunidades do Vale do Ribeira

O Movimento dos Atingidos por Barragens está realiando nestes dias o 2º Mutirão Organizativo no Vale do Ribeira, região sul de São Paulo. As reuniões foram preparadas no início do […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens está realiando nestes dias o 2º Mutirão Organizativo no Vale do Ribeira, região sul de São Paulo. As reuniões foram preparadas no início do mês de novembro com os coordenadores dos grupos de base e estão acontecendo em mais de 25 comunidades para reforçar a organização dos grupos já existentes e organizar novos grupos.

“Estamos fazendo este mutirão para organizar o povo e lutar contra as barragens previstas para o Vale, para implementar as conquistas dos atingidos e para nos preparar rumo ao Encontro Nacional, que será em Brasília, em junho do próximo ano”, disse Louise Lobler, coordenadora do MAB na Região.

Segundo ela, durante o processo de formação com os coordenadores e coordenadoras dos grupos de base, houve uma ampla discussão sobre as conquistas que as famílias atingidas estão tendo a nível nacional. “Estamos iniciando a implementação do Programa Agroecológico Integrado e Sustentável (PAIS) em três municípios da região, também a construção das placas de aquecimento de água em algumas comunidades. Em muitos lugares a produção agroecológica já faz parte da cultura das famílias para o cultivo dos alimentos. Em outras é um incentivo que o Movimento quer dar para que cada vez mais as famílias consigam produzir com autonomia, sem venenos e respeitando o meio ambiente”, afirmou.

Com relação ao Encontro Nacional do MAB, Louise relata que todas as comunidades estão muito animadas, e desde agora estão organizando a alimentação, as simbologias e os ônibus. “Queremos que nosso Encontro de 2013 seja mais um marco na história do MAB, com muita alegria, coragem e luta”, finalizou.

 

Musica que anima o Mutirão Organizativo:

“Se o MAB for pra luta, eu vou também…Barragem eu não sei pra quem?
Barragem, barragem, barragem eu não sei pra quem?”

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro