Funcionários da Celpa entram em greve

Do Jornal Liberal Sindicato dos Urbanitários afirma que a população não será penalizada Trabalhadores da Rede Celpa entram em greve por tempo indeterminado partir de hoje no Pará. No total, […]

Do Jornal Liberal

Sindicato dos Urbanitários afirma que a população não será penalizada

Trabalhadores da Rede Celpa entram em greve por tempo indeterminado partir de hoje no Pará. No total, os 2.100 profissionais da empresa devem aderir à paralisação. O Sindicato dos Urbanitários no Pará garante que a população não será penalizada. A decisão pela greve aconteceu desde a semana passada, depois que o pagamento da primeira parcela da participação nos lucros da empresa não foi efetuado. Segundo a assessoria de comunicação da Rede Energia, a empresa não se pronunciará, por enquanto, sobre o assunto.

O presidente do Sindicato dos Urbanitários no Pará, Ronaldo Romeiro, explica que a posição radical dos trabalhadores aconteceu depois que a empresa descumpriu o pagamento previsto no acordo coletivo que já havia sido acertado junto aos funcionários da Celpa. Ainda segundo ele, o pagamento da primeira parcela do acordo deveria ter sido feito no último dia 11 de outubro e no mês de novembro aconteceria uma nova negociação para determinar o valor final a ser pago em uma segunda parcela, prevista para o dia 30 de abril de 2013. 

Como não foi efetuado o pagamento, a categoria fez uma paralisação de advertência por 24 horas. Mas desde a semana passada, a empresa não havia se posicionado sobre o assunto. ‘O não pagamento feriu a décima clausula que regulamenta a participação nos lucros e resultados da empresa pelos trabalhadores, estabelecido por um acordo coletivo de trabalho’, afirma Romeiro.

Apesar da paralisação, o sindicato da categoria garante que os serviços essenciais de operação e distribuição, além de casos emergenciais de risco a segurança e saúde serão assegurados. O setor totalmente parado será o administrativo e parcialmente o de manutenção. ‘A greve não é contra a população. O povo e os trabalhadores são vítimas da má gestão da Rede Energia, e não podem ser penalizados. Precisamos ter nossos direitos garantidos’, defende o presidente do sindicato.

Ronaldo Romeiro também afirma que a posição dos trabalhadores foi tomada depois que o mesmo acordo foi cumprido em outras concessionárias de energia administradas também pelo grupo. ‘O acordo foi feito diretamente com a Rede Energia, que em outras cidades apresenta uma crise ainda mais crítica, mas não impediu que o pagamento fosse realizado. Tanto que funcionários da Celpa que estão em São Paulo e Tocantins chegaram a receber normalmente. Mas no Pará ninguém recebeu. Nosso questionamento a empresa é: por que apenas o nosso Estado foi prejudicado?’.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro