MAB e AP debatem 5ª Semana Social Brasileira, em MG

Tendo como objetivo fortalecer o processo de construção da 5ª SSB, cerca de 70 militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens e Assembleia Popular dos Estados de MG, SP e […]

Tendo como objetivo fortalecer o processo de construção da 5ª SSB, cerca de 70 militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens e Assembleia Popular dos Estados de MG, SP e BA, realizaram um debate no último dia 17 para discutir o tema Estado para que e para quem?

A atividade contou com a participação de Dom Geraldo Lírio, da diocese de Marina. Ele destaca a importância do tema, apesar de sua complexidade. Ressaltou também. Destacou também os limites do Estado atua e a necessidade da participação popular no processo de discussão e reconstrução de um novo Estado.

Também contribuíram com as discussões o padre Geraldo, representante das pastorais sociais da Diocese de Mariana, representantes da secretaria nacional da Assembleia Popular, além de várias lideranças de sindicatos, movimentos sociais e pastorais da região.

Segundo Fernanda Oliveira Portes da Coordenação do MAB em Minas Gerais, o desafio colocado para a SSB é muito grande, pois a atuação do Estado na região está diretamente ligado com o projeto das grandes empresas, sobretudo na área da mineração e construção de barragens.

Ao final da atividade, MAB e igreja tiraram diretrizes de construção da SSB na região e no Estado. Outro importante encaminhamento é que os militantes de outras regiões que estavam presentes, também assumiram o compromisso de contribuir com a construção da 5ª SSB em seus locais de atuação.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro