MAB e AP debatem 5ª Semana Social Brasileira, em MG
Tendo como objetivo fortalecer o processo de construção da 5ª SSB, cerca de 70 militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens e Assembleia Popular dos Estados de MG, SP e […]
Publicado 21/09/2012
Tendo como objetivo fortalecer o processo de construção da 5ª SSB, cerca de 70 militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens e Assembleia Popular dos Estados de MG, SP e BA, realizaram um debate no último dia 17 para discutir o tema Estado para que e para quem?
A atividade contou com a participação de Dom Geraldo Lírio, da diocese de Marina. Ele destaca a importância do tema, apesar de sua complexidade. Ressaltou também. Destacou também os limites do Estado atua e a necessidade da participação popular no processo de discussão e reconstrução de um novo Estado.
Também contribuíram com as discussões o padre Geraldo, representante das pastorais sociais da Diocese de Mariana, representantes da secretaria nacional da Assembleia Popular, além de várias lideranças de sindicatos, movimentos sociais e pastorais da região.
Segundo Fernanda Oliveira Portes da Coordenação do MAB em Minas Gerais, o desafio colocado para a SSB é muito grande, pois a atuação do Estado na região está diretamente ligado com o projeto das grandes empresas, sobretudo na área da mineração e construção de barragens.
Ao final da atividade, MAB e igreja tiraram diretrizes de construção da SSB na região e no Estado. Outro importante encaminhamento é que os militantes de outras regiões que estavam presentes, também assumiram o compromisso de contribuir com a construção da 5ª SSB em seus locais de atuação.