MAB realiza reuniões nas comunidades atingidas pelas barragens de Garabi e Panambi

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está realizando um roteiro de reuniões em mais de quarenta comunidades que serão atingidas pela construção do Complexo Hidrelétrico Binacional Garabi, previsto para […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está realizando um roteiro de reuniões em mais de quarenta comunidades que serão atingidas pela construção do Complexo Hidrelétrico Binacional Garabi, previsto para a divisa do estado do Rio Grande do Sul com as províncias de Misiones e Corrientes, na Argentina.

De acordo com Neudicléia de Oliveira, da coordenação do MAB, os roteiros de reuniões são para levar formação e informação às famílias atingidas. “Os moradores das comunidades dificilmente têm acesso às informações oficiais dos projetos, as informações chegam somente pelos meios de comunicação. Nós do MAB estamos buscando contribuir no processo de organização e resistência dessas famílias, para que as mesmas não tenham seus direitos violados como aconteceu em outras barragens do Rio Uruguai.”

A população atingida da região reclama da falta de informação sobre a construção das barragens e teme a construção da obra. A pescadora Tereza Maciel, moradora do município de Alecrim, será atingida e, segundo ela, até o momento as empresas não tiveram nenhum contato com a população ribeirinha.

Desde março deste ano o Consórcio Energético do Rio Uruguai está realizando os estudos de engenharia e os estudos ambientais do projeto Garabi/Panambi. O consórcio é composto pelas empresas brasileiras Intertechne Consultores S. A. e Engevix Engenharia S.A e pelas empresas argentinas Consular Consultores Argentinos Asociados S.A, Grupo Consultor Mesopotamico S.R.L., I.A.T.A.S.A Ingeniería y Asistencia Técnica Argentina Sociedad Anónima de Servicios Profesionales e Latinconsult S.A. A previsão é de que os estudos sejam concluídos num prazo de até 24 meses.

 

Setor de Comunicação do MAB

(54)9926-7719

(54)3522-1857

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro