Mulheres, minério, água e energia não são mercadorias

Oficina temática sobre soberania energética ressalta a importância da luta pelo controle social dos bens naturais Na luta por garantir participação social e controle sobre os bens naturais e o […]

Oficina temática sobre soberania energética ressalta a importância da luta pelo controle social dos bens naturais

Na luta por garantir participação social e controle sobre os bens naturais e o desenvolvimento dos territórios, os trabalhadores do campo, reunidos no Parque da Cidade, em Brasília, no Encontro Unitário dos Povos, discutiram a importância da soberania energética para o país.

Com diversos relatos sobre a precarização do trabalho, a exploração da mão de obra e a degradação do meio ambiente, resultantes do papel do Brasil enquanto fornecedor de matérias primas para o mundo, integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) desabafaram sobre os abusos sofridos.

Na cidade de Resplendor, por exemplo, localizado no leste de Minas Gerais, a permanência da população no local está ameaçada. Segundo Yolanda Licéria, moradora da região, no rio Doce não existem mais peixes. “Só há um lago de lama podre. Ratos e baratas invadem nossa casa e as ruas. Queria que as pessoas passassem a enxergar que lá existem vidas”, desabafou.

Com a exploração do minério do país, que em agosto de 2011 chegou a marca de 32,47 milhões de toneladas exportadas, gerando US$ 4,47 bilhões, as mulheres se tornam as maiores vítimas desse processo. No documento produzido pelos sistematizadores da oficina, que será apresentado ao plenário, consta a importância da luta contra exploração sexual, a submissão e a invisibilidade das mulheres, assim como a participação feminina nos espaços de decisão.

Nesse sentido, enfrentar o poderio econômico das transnacionais que tentam se apropriar das fontes de energia deve ser o primeiro passo da luta dos movimentos.

De acordo com Gilberto Cervinski, da coordenação nacional do MAB, o tema da soberania energética deve partir de quatro ideias centrais: a derrota das transnacionais, a defesa dos recursos naturais que, por ser alvo dos empresários, geram a exploração dos agricultores, pescadores, cortadores de cana, etc., o rompimento com a lógica da exportação barata da matéria prima e a luta contra os altos preços da tarifa da energia elétrica.

Para ele, trabalhar pelo controle social significa lutar para que o povo tenha o controle sobre todas as fontes de energia e seus resultados. “É uma luta estratégica, uma luta de classe, pelo controle da água, dos rios, para derrotar as transnacionais. É a luta contra a privatização. Hoje se constrói grandes obras nesse país e essas obras fazem parte de um grande modelo de desenvolvimento que não que do povo e não é para o povo”, disse.

Sobre a alta tarifa da energia elétrica, Gilberto atenta para a necessidade de mudar o procedimento e impedir que ela “se torne a principal fonte de arrecadação das grandes empresas que consegue com ela lucros extraordinários. E ataca o modelo energético que queremos”.

Nessa perspectiva, o desenvolvimento dos territórios é uma questão central, conforme abordou Marcelo Leal, da direção Nacional dos Pequenos Agricultores (MPA), um dos expositores da oficina sobre o tema.

“A luta pela soberania energética casa-se também com a luta pela soberania alimentar e a luta pelo modelo tecnológico porque hoje as nossas bases que produzem matéria para as grandes empresas são petrodependentes”, afirmou Leal.

Ao ressaltar a atuação do movimento camponês, que é capaz de desenvolver formas de produção com controle social, proteção ambiental e geração de energia, com base em princípios agroecológicos, Marcelo falou sobre a importância da comunidade de produção, unidade camponesa e do território, que faz com que o campo tenha uma escala de produção e cooperação no território, e de cobrar do Estado brasileiro sua função. “É central para nós não aliviar a barra do Estado e resgatar o conceito real das políticas públicas. Temos que bater no estado brasileiro para que a gente conquiste não apenas políticas, mas o controle estratégico das ações”, afirmou.

Ao final da oficina os agricultores e agricultoras presentes foram motivados a criar um grito de ordem que animasse toda a plenária do Encontro Unitário e sintetizasse o debate feito na oficina. Os presentes acolheram propostas e definiram que o grito de ordem que resume em profundidade o tema da soberania energética com todos os conteúdos debatidos é: “Mulheres, minério, água e energia não são mercadorias”, que foi repercutido por mais de 100 pessoas presentes.

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro