MAB e Via Campesina liberam praças de pedágio no RS

Cerca de 300 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) liberaram a praça de pedágio da BR-285, que liga Vacaria a Lagoa Vermelha nesta manhã (12). As ações estão […]

Cerca de 300 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) liberaram a praça de pedágio da BR-285, que liga Vacaria a Lagoa Vermelha nesta manhã (12). As ações estão sendo realizadas em todo o estado juntamente com os demais movimentos da Via Campesina, com a CUT – RS, e outras entidades sindicais.

O objetivo das mobilizações é para que se estatize a manutenção da rede viária, já que as concessões de 1996 vencem no próximo ano. De acordo com Indianara Reis, da coordenação do MAB, o conjunto de políticas do governo Britto, em sintonia com o governo FHC, transferiu para a iniciativa privada a gestão de empresas e serviços públicos. “Era a aplicação do modelo neoliberal do estado mínimo. No caso das rodovias, depois de concedidas, tornaram-se uma verdadeira máquina de extorquir dinheiro em cima de um patrimônio público já estabelecido”, afirmou. A mobilização conta com a presença e o apoio de camioneiros do RS e de SC.

Estas empresas começaram a cobrar um preço exorbitante e não executaram as obras no volume previsto. “Quem pagou a conta foi o povo e os caminhoneiros autônomos que não tinham para quem repassar o custo adicional. Este valor foi para o custo dos produtos e rateado entre os consumidores, obviamente pagando mais quem tem os salários menores”, disse Indianara.

Esse segmento, que não quer largar o privilégio, apresentou uma proposta que reduziria os preços pela metade e ampliaria os investimentos. No entanto, não conseguiram a manutenção deste modelo e estão chantageando o governo e a sociedade com processos. “É o desespero com a possibilidade de perder este grande privilégio”, concluiu.

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