MAB discute impacto de barragens no Vale do Ribeira (SP)

No dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o MAB realizará o seminário Barragens e os Impactos Sociais e Ambientais no Vale do Ribeira. Energia para que e […]

No dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o MAB realizará o seminário Barragens e os Impactos Sociais e Ambientais no Vale do Ribeira. Energia para que e para quem? em Itaóca, no Vale do Ribeira, em São Paulo.

A atividade, que acontecerá na praça José Dias da Silva, das 13h às 17h, conta com o apoio da Assembléia Popular, Rede Cananéia, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apiaí e o Levante Popular da Juventude.

A PCH Nova Itaóca é um projeto da Msul Energia de Florianópolis e, se construída, será a primeira barragem no rio Ribeira do Iguape, um dos poucos rios livres do país. A construção ainda não começou, mas os marcos da empresa estão fincados em todas as terras da região.

“Ressaltamos que a energia gerada por essa barragem não irá para as famílias de baixa renda que não possuem energia elétrica em suas casas, e sim para grandes corporações que consomem rios de energia, como a Votorantim”, afirma Louise Loblër, da coordenação estadual do MAB em SP.

Após o seminário, o Movimento promoverá uma panfletagem no município, para esclarecer a população sobre os impactos da obra. A atividade integra a jornada nacional do MAB e as mobilizações da Via Campesina para o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro